Um dos responsáveis por espalhar a Música Popular Brasileira (MPB) pelo mundo, Dorival Caymmi completaria 110 anos nesta terça-feira (30). O baiano é dono de uma extensa obra atemporal e autor de ao menos 156 músicas, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
Diferentes celebridades usaram as redes sociais durante a tarde para prestarem honenagens ao artista. Nomes Caetano Veloso, Maria Bethânia e Ju Morares celebraram a existência do cantor e compositor.
Leia também:
Na lista de sucessos escritos por Dorival Caymmi estão "Marina", "Samba da Minha Terra", "Maracangalha", "Saudade da Bahia", "O Mar", "O que é que a baiana tem?", entre outras.
Veja lista de famosos que homenagearam Dorival Caymmi abaixo:
Dori Caymmi (Filho de Dorival Caymmi)
"Dia 30.04.24 comemorariamos os 110 anos do meu pai, sinto sua falta aqui nesse plano e continuo te amando meu velho".
Caetano Veloso (Cantor)
"Caymmi trouxe a coloquialidade mais natural para os versos e as notas das canções. A melodia inicial de “Você já foi à Bahia?” tem as interrogações no lugar certo, a vírgula no lugar certo, o ponto final no lugar certo. “Você já foi à Bahia, nêga, não? - então vá.” vem em frase melódica que canta a nossa fala natural. E segue assim, na entonação de “Quem vai ao Bonfim, minha nêga”, onde a vírgula entre “Bonfim” e “minha nêga” cai certinho, e esse “minha nêga” vem em notas mais baixas (e ainda descendentes), exatamente como quando alguém (sobretudo um baiano) fala".
Ju Moraes (Cantora)
"Viva o poeta #DorivalCaymmi que hoje completaria 110 anos. Nosso máximo respeito e carinho a sua obra que tanto nos inspira. Obrigada Mestre".
Maria Bethânia (Cantora)
“'Toda palavra linda que a Bahia tem. De santo, comida e amor. Foi o canto de Caymmi que embelezou'. Hoje comemoramos 110 anos do nascimento de Dorival Caymmi. Grande compositor da música brasileira".
História de Dorival Caymmi
Nascido em 1914, o artista foi amigo pessoal de personalidades como Jorge Amado, que o descreveu como alguém que levou "sua saudade da Bahia por todo o céu do Brasil" a partir de sua obra.
Em plataformas digitais como o Spotify, Dorival Caymmi ainda mostra popularidade, juntando mais de 150 mil ouvintes por mês. O artista também foi recentemente homenageado no filme "Caymmi - Um Homem de Afetos", da cineasta Daniela Broitman, em que o "lado B" do artista é explorado.
Nesse dia especial em homenagem a um baiano excepcional, o iBahia trouxe um pouco mais sobre a vida e a obra de Dorival Caymmi, que encantou o Brasil e o mundo com seus retratos da Bahia e, principalmente, de Salvador. Saiba mais clicando aqui.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!