A jornalista Daiana Garbin e o apresentador Tiago Leifert comandam a campanha "De Olho nos Olhinhos", que tem como foco o diagnóstico precoce e a conscientização sobre o câncer ocular infantil, pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa surgiu após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com retinoblastoma, aos 11 meses, em estágio avançado. A menina, que completa 4 anos em outubro, segue em busca da cura.
"A Lua está bem e segue em acompanhamento no GRAACC. Ainda temos muito pela frente. Enquanto isso vamos equilibrando o tratamento com a vida ativa de uma criança de 4 aninhos muito sapeca, alegre e inteligente", contou Daiana à Vogue.
Leia também:
A jornalista revelou ainda como é o tratamento da pequena. "Somos muito atentos, muito rigorosos com a rotina de exames necessária para que tudo corra bem. Já estamos no terceiro ano de tratamento, então aprendemos muito. A gente se esforça para ter um dia a dia normal entre um compromisso e outro do tratamento", disse.
Daiana também detalhou a rotina multitarefa. "Eu não dou conta de tudo, e tudo bem! Tudo o que vivemos me ensinou a definir muito bem o que é prioridade, a dizer não e estabelecer limites", afirma. "Eu tenho meu desafio aqui, é verdade, mas qual mãe não tem um desafio gigante? É difícil para todas nós. Acima de tudo: eu amo ser mãe".
Desde que Daiana e Leifert tornaram público o diagnóstico de retinoblastoma da filha, eles ajudaram a alertar muitos pais. Hoje em dia, o casal tem contato com muitas famílias. "Temos muitas histórias. Algumas dessas famílias a gente acompanha mais de perto, porque estão passando por momentos que também passamos e para elas ajuda ter com quem conversar. Cada caso é diferente, mas a angústia dos pais e a insegurança são as mesmas; é nesse aspecto que tentamos ajudar", ressaltou.
A campanha de Daiana Garbin e Tiago Leifert evoluiu e se transformou em uma ONG. "O objetivo é salvar vidas. O máximo possível. Embora tenha atingido muita gente, temos que insistir na mensagem", disse Daiana à Vogue.
No Hospital do GRAACC, referência no tratamento da doença, aproximadamente 15% dos casos em crianças são diagnosticados em estágios avançados, quando já há metástase. Por essa razão, a campanha "De Olho nos Olhinhos 2024" foi ampliada e contará com ações em 44 shoppings da Allos em 30 cidades do Brasil no dia 21 de setembro. Nesse dia, Daiana e Tiago estarão presentes nos shoppings Taboão, em Taboão da Serra (SP), e no Eldorado, na capital paulista.
Como identificar o retinoblastoma, câncer raro da filha de Tiago Leifert
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma incluem a leucocoria, também conhecida como "olho de gato", em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca quando exposta à luz, sendo visível em fotos com flash. Além disso, tremores nos olhos e alterações na posição ocular, como estrabismo, também são sinais frequentes.
Nesses casos, os médicos recomendam que a criança seja levada ao oftalmologista para exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), popularmente conhecido como teste do olhinho, e consultas oftalmológicas regulares na primeira infância podem contribuir para o diagnóstico precoce da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento integral e gratuito para casos de retinoblastoma.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!