Do iBahia, por Aline Caravina
Na terra onde a música ganhou o mundo e alguns artistas tornaram-se fontes de fofocas, os holofotes quase nunca estiveram voltados para as diversas manifestações artísticas que se encontram entre um acorde do axé, ou um figurino purpurinado da cantora famosa. Entretanto a arte da Bahia é antiga; antiga como o poeta que se mistura aos trios elétricos em época de carnaval; antiga como os versos e rimas citados por Castro Alves, desde a época em que os poemas eram a única música dos baianos.
No dia em que a poesia comemora aniversário, 21 de março, porque não misturar a arte que um dia foi declamada por um dos maiores nomes da Bahia, aos artistas que hoje movimentam uma geração, sedenta por música, mas que mal foi apresentada à arte da linguagem humana?
O iBahia conseguiu resgatar alguns poemas especiais de artistas que cantam, mas que também encantam como Castro Alves:
Mais um dedo de prosa – Algumas datas e atividades comemorativas do calendário, exceto os feriados cristãos, são definas por seções realizadas na Unesco. Foi desta forma, mais precisamente – a partir da 30ª sessão da Conferência Geral, que foi proclamado o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Poesia. Mas algumas confusões são feitas à cerca desta data, uma vez que no Brasil o Dia da Poesia é comemorado em 14 de março. Embora pareça confuso, a explicação é simples. Como o poeta Castro Alves faz aniversário no dia 14, o escritório regional da Unesco definiu esta data como o dia NACIONAL da poesia, em homenagem ao artista baiano, natural de Muritiba, atual município de Cachoeira. Ficando assim definido e esclarecido: os poetas podem comemorar em dose dupla – no dia nacional e mundial.
Convenções à parte, um vídeo com ator, apresentador, e porque não poeta, Jackson Costa, foi gravado para homenagear a sociedade dos poetas baianos. Assista!
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!