Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Representatividade

Drag queen no forró: conheça a história da baiana Sabrina Sasha

Triângulo e backing vocal, Sabrina Sasha celebra a arte queer como inegrante na banda de forró Tio Barnabé

Isadora Gomes • 24/06/2024 às 11:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

No universo do forró, extremamente estereotipado, surge uma personalidade que carrega arte e representatividade: a drag queen Sabrina Sasha, membro da banda Tio Barnabé. Por trás dessa personagem icônica está o psicólogo Franklin Xavier, homem cisgênero gay. Em entrevista ao iBahia, ele compartilha a trajetória, inspiração e referências que fazem parte da construção de Sabrina e do símbolo de diversidade no cenário musical.


				
					Drag queen no forró: conheça a história da baiana Sabrina Sasha
Drag Queen no forró: conheça a história de Sabrina Sasha. ​Foto: Divulgação

A personagem Sabrina Sasha carrega histórias e memórias afetivas. Foi uma criação de Franklin Xavier para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em psicologia, dentro da linha humanista que tinha como tema mulheres trans. A drag queen faz homenagem à amiga “Priscila”, mulher transexual que cometeu suicídio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

“Eu estava contando a história dela no meu TCC… me senti obrigado a fazer isso como uma homenagem. Fui vivendo aquele luto da amizade nos meses que estava escrevendo. Foi um trabalho bem denso, um projeto difícil.” comenta Franklin. “O nome foi ela que deu. Brincava comigo dizendo que quando eu me montasse meu nome seria Sabrina Sasha, ‘porque é nome de bixinha de bairro’, que tem ‘o Sasha para americanizar’ “, diz ele.

Foto: Redes Sociais

Presença da arte drag no forró

Franklin acreditava que Sabrina seria uma persona apenas para seu TCC, mas a personagem continuou presente ao longo de sua caminhada na academia. A drag queen iniciou sua trajetória na música tocando como DJ em Salvador. Até fazer parte de uma das mais tradicionais bandas de forró da Bahia, a Tio Barnabé, como triângulo e backing vocal.

Natural de Paulo Afonso, no norte da Bahia, o forró sempre fez parte da vida de Franklin, principalmente através das vivências quando criança e referências pessoais. “Minha irmã sempre ouvia muito Desejos de Menina, Elba Ramalho, Calcinha Preta, e Gatinha Manhosa. Eu cresci ouvindo e indo aos shows na praça” contou Xavier. O forró sempre fez parte da vida dele e a participação da irmã no processo de entender música e de viver o ritmo foi determinante.

Hoje, Franklin dá vida a uma das primeiras drags do forró na Bahia. Com autenticidade e feminilidade, Sabrina sempre apresenta looks e cabelos diferentes, conectada com as tendências da moda. “Eu tento buscar na imagem de Sabrina o mais próximo do que é padrão social feminino, de estar sempre dentro da tendência.” diz ele.


				
					Drag queen no forró: conheça a história da baiana Sabrina Sasha
Drag Queen no forró: conheça a história de Sabrina Sasha. ​Foto: Divulgação

A presença de Sabrina Sasha no cenário do forró vai além da imagem e representa muito mais do que um simples ato de performance. “A mensagem que eu quero transmitir com Sabrina é que as pessoas respeitem as outras e se sintam confortáveis em sua própria pele”, explica Franklin.

“Eu já percebo que quando chego em algum lugar as pessoas não me olham torto como há um tempo atrás. Tem sim algumas situações que eu me sito um pouco constrangido. Mas hoje é diferente, no forró eu tenho percebi essa mudança.” comenta.

Apesar do grupo ser formado predominantemente por homens, os músicos tratam Sabrina com atenção, respeito e escuta. “É muito bonito ver o respeito que todos eles têm por mim” comenta. “Hoje eu não vejo uma reprodução de uma piada homofóbica, de uma transfobia dentro da banda”, diz Xavier sobre momentos de desconstrução.


				
					Drag queen no forró: conheça a história da baiana Sabrina Sasha
Sabrina Sasha é integrante da banda Tio Barnabé. ​Foto: Divulgação

Franklin comenta mais sobre a relação com os outros membros da banda. “São 18 homens héteros, e às vezes estou ali me montando e eles sempre brincando, fazendo piadas. Mas quando eu coloco a peruca eles já não brincam, se calam", completa. Ele pondera, no entanto, que sempre está no lugar de ensinar. "É chato às vezes, complicado e difícil estar ensinando o tempo inteiro”, avalia.

Sabrina Sasha é símbolo de representatividade

A presença de uma drag queen em uma banda de forró tradicional rompe paradigmas e mostra a importância da diversidade na música. Sabrina se torna referência de representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ e principalmente da arte queer no forró. “Ser drag não é sobre sexualidade ou gênero, é uma forma de respeitar uma expressão artística”, comenta Xavier.

Sabrina é muito querida pelos fãs LGBTs, que sempre a acompanham nas redes sociais e no shows. “Eu não tenho palavras para descrever o que sinto em estar no palco e ver aquelas pessoas que você entende que ela foi ali te ver, pela maneira que ela te olha, fala ou solta um beijo”. Os shows são recheados de conexão com o público, desde os momentos das fotos até a transmissão de carinho e admiração durante as apresentações.

A persona criada para Sabrina Sasha é uma extensão da personalidade do psicólogo, é uma construção que carrega referências de diversas mulheres na vida pessoal e profissional. “Alguma coisa em mim sempre dizia: você vai ser grande. Hoje eu me vejo e me percebo bem-sucedido em tudo que me proponho a fazer”, diz Franklin.

São João do Tio Barnabé

Em clima de São João, um dos momentos mais esperados para aqueles que amam forró, Sabrina e os meninos do Tio Barnabé se prepararam meses antes para mais uma temporada de shows pela Bahia. Comemorando 20 anos de estrada, o público está revivendo sucessos marcantes da banda e os novos sucessos lançados.

Franklin ainda contou um pouco sobre as novidades que preparou para Sabrina nos shows de São João: “Ela nunca repete looks, todo show é um show único. Nessa temporada, ela vai usar cabelos vermelhos, uma tendência. Eu estudo muito tudo que ela vai fazer e o tipo de figurino". Tudo é preparado para representar a personalidade e o propósito da personagem em se conectar com seu público.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto