O influenciador Carlinhos Maia rebateu as críticas feitas por Déa Lúcia Amaral, mãe do comediante Paulo Gustavo (1978-2021), que o acusou de transfobia contra a cantora Liniker. Dona Déa fez a acusação após o influenciador ser convidado para o programa "Domingão do Huck" no último domingo (19) e saiu em defesa da artista trans.
"Enquanto senhora faz texto, é na MINHA CASA QUE DEZENAS DE TRANS, TRAVESTIS, GAYS E TODOS QUE NÃO ESTA NA TV, tem oportunidades reais", escreveu ele, por meio do Instagram.
Leia também:
A resposta de Carlinhos Maia foi escrita na publicação que Dona Déa fez no domingo (19) para comentar a participação dele no programa da Globo, do qual era comentarista. No texto, mãe de Paulo Gustavo afirmou que conheceu a história do influenciador por meio da participação dele no programa e que se identificou com a trajetória dele.
Apesar disso, Dona Déa relembrou que o influenciador fez piadas em um vídeo, publicado no fim de 2024, em que ironizava os pronomes de tratamento de Liniker, que é uma mulher trans. Na ocasião, ele usou os termos "dele, dela, delu, dolu" de forma pejorativa.
"Ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência contra Liniker, mas também contra toda a população trans, que se vê todos os dias em risco, sendo desrespeitada e violentada", relembrou Dona Déa. "O nome para isso é transfobia. Não é tolerável, admissível sob qualquer pretexto, que a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa seja motivo de piada. Ainda mais para um artista assumidamente homossexual e com milhões de seguidores em suas redes sociais", detonou ela.
A postura de Carlinhos Maia com Liniker gerou revolta nas redes sociais e ele foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF). A denúncia foi realizada por organizações de defesa dos direitos LGBTQIAPN+, que acusaram o influenciador de transfobia. O famoso chegou a ser se pronunciar nas redes sociais e afirmou que estava embriagado no momento em que gravou o vídeo e que "não tinha intenção" de ofender Liniker. Apesar do pedido de desculpas, Carlinhos Maia se manteve firme contra as críticas.
Veja carta aberta de Dona Déa sobre polêmica de Carlinhos Maia e Liniker:
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!