O ator Guilherme Karan, 57 anos, continua vivendo um drama. Internado há um ano e meio no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, ele batalha contra a síndrome de Machado-Joseph, doença neurológica rara que faz com que a pessoa portadora perca a capacidade motora.
A doença é hereditária e foi passada para Guilherme pela mãe, que morreu da síndrome. Os outros três irmãos do ator já apresentaram a doença - dois já morreram e a mais nova, Luciana, 48 anos, também está doente.
O pai do ator, almirante da Marinha Alfredo Karan, 90 anos, contou um pouco de como é a rotina de sofrimento da família. "Guilherme perdeu as funções motoras. Não fala, não anda mas é completamente lúcido", disse ele ao Ego.
O último papel de Guilherme foi na novela 'América', em 2005 |
O ator começou a ter sintomas da síndrome durante a novela "América", de Glória Perez, exibida em 2005. Ele vivia o Geraldito na trama. "A perda do equilíbrio é o primeiro sintoma. Depois vêm os outros degenerativos. No início ele estava aqui em casa comigo e não queria receber visitas. Mas na época o convenci a deixar que os amigos viessem vê-lo. Glória Perez, Tessy Callado... São algumas que sempre o procuraram", lembra o pai.
Ao visitar Guilherme, o pai chegou a encontrá-lo uma vez chorando ao ver na TV uma cena em que atuava com Lima Duarte, em "Meu bem, meu mal".
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade