A cantora Anitta dividiu as redes sociais ao fazer uma tatuagem dedicada à "constelação familiar", terapia alternativa que a artista está fazendo e que, segundo ela, tem ajudado a melhorar sua vida. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Anitta explicou a tatuagem e falou mais sobre o procedimento, que não é reconhecida pelos conselhos federais de psicologia e medicina do Brasil.
"É o seguinte, nesse símbolo, como se fosse uma árvore genealógica, sou eu no meio, o bonequinho com o coração que significa que eu tenho sempre a força do amor dentro de mim, e aí de um lado fica o pai, do outro a mãe, e as estrelinhas significam a constelação familiar, os outros integrantes da família. E também o outro significado pode ser, quando você faz a constelação e encontra gemelares, que são irmãos que você teoricamente era para ter a acabou não tendo, pelo destino mesmo. E quando você integra essas almas e essas pessoas no seu coração, você vive uma vida mais completa, plena, que é o que eu tenho vivido ultimamente: muita felicidade, muita tranquilidade. Você confia no universo, no destino… Essa tatuagem significa isso para mim", finalizou.
Leia também:
Não é a primeira vez que Anitta fala sobre a "constelação familiar". Em entrevistas para podcasts e revistas, a cantora afirma se apoiar nesses conhecimentos para entender melhor seu papel e trajetória de vida. "Quando a pessoa não te pede ajuda, não a ajude. Na constelação familiar aprendemos que se a pessoa não esta pedindo sua ajuda é como se você estivesse assumindo esse carma", opinou a artista em entrevista ao podcast "On Purpose".
Nas redes sociais, diversos internautas comentaram a revelação da artista. Para muitos, o posicionamento da cantora diante da técnica é preocupante. "Isso é problemático em tantos níveis…", comentou uma pessoa.
"Essa fase fanática religiosa da Anitta me lembra muito da história do Tim Maia, ele era alucinado por uma seita chamada “Cultura Racional” mudou todos os seus hábitos e costumes por causa dela, pra no final descobrir que não passava de um golpe.", disse outra pessoa.
O que é 'constelação familiar', terapia alternativa utilizada por Anitta
Idealizada em 1980 pelo alemão Bert Hellinger, a constelação familiar é uma técnica pensada para a resolução de conflitos. A técnica está centrada na família e chega a envolver várias gerações de um núcleo familiar, assim como antepassados.
O método é criticado por profissionais das áreas do direito, da psicologia e da medicina e, para além da ausência de evidências científicas que comprovem sua eficácia, o Conselho Federal de Psicologia pontua, em nota técnica emitida em março, que o método não atende a parâmetros éticos e critérios básicos de um serviço terapêutico, uma vez que não há métodos para diagnóstico, supervisão e confidencialidade.
Além disso, o método, que possui bases conservadoras, possui um forte impacto negativo em mulheres, negros e os LGBTQIAP+, grupos historicamente excluídos e que fogem aos padrões sociais.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!