Fatos marcantes envolvendo a vida e a carreira de Gal Costa sempre estiveram em evidência. Na prática, a cantora, que faleceu nesta quarta-feira (9) aos 77 anos, é conhecida não só pelos inúmeros sucessos que marcaram gerações. Mas, também pela irreverência e autenticidade.
Muitas histórias são bem interessantes e pensando nisso, o iBahia selecionou um top 6 para que você conheça um pouco mais da artista baiana de outra perspectiva. Confira:
Leia também:
Gal como estudante de um curso de Photoshop
Você sabia que Gal Costa amava tecnologia?! Ela não só amava, como também buscava novos cursos e capacitações para se manter antenada. Em 2003, por exemplo, ela convidou o webdesigner, que criou o site de lançamento do disco 'Bossa Tropical' para ensiná-la Photoshop.
Em entrevista ao portal iBahia, Nélio Castro contou que foram cerca de 25 horas/aula. Todas foram ministradas aqui em Salvador, na própria casa da artista.
"Ela era uma pessoa vidrada em tecnologia. Na época, ela tinha 5 computadores Macintosh, com link direto de internet em alta velocidade, coisas que eram raríssimas aqui em Salvador. O intuito dela era aprender a editar fotos e restaurar algumas imagens antigas. Como ela tinha uma acervo muito grande de imagens, ela não queria de forma nenhuma, dá acesso a esse acervo, que vale ouro, pra qualquer pessoa por uma questão de confiança. Então, ela mesmo queria fazer isso", explicou Nélio.
Sobre o período que esteve com ela, o coordenador do Digital relembrou que teve acesso a imagens dela com Caetano Veloso nas 'Dunas de Gal', localizada na praia de Ipanema e do primeiro show dela internacional, que aconteceu em Nova Iorque.
Apelido 'Gaúcha'
A cantora tinha um relacionamento muito próximo com grandes artistas baianos como Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que a chamava carinhosamente de 'Gaúcha'. O apelido é derivado do nome da cantora e não com a nomeclatura utilizada pelos habitantes do estado de Rio Grande do Sul.
Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha @GalCosta
— Gilberto Gil (@gilbertogil) November 9, 2022
Bissexualidade
Gal Costa era assumidamente bissexual. Mas, sua vida íntima nunca foi um assunto em destaque. Ao longo da vida, ela namorou com Tom Zé - ainda no período do tropicalismo, assim como a cantora Marina Lima e a atriz Lucia Veríssimo.
Gal posando nua?!
Parece estranho, mas é verdade! Gal Costa já posou nua e muitos fãs ainda possuem a 127ª edição da Revista Status, que competia à época com a revista Playboy. O ensaio aconteceu em 1985 e foi feito pela fotógrafa Marisa Alvarez Lima. Nas fotos, a cantora baiana aparece exibindo muita sensualidade e beleza.
Gal Costa como 'Dinda'
Por conta da proximidade e amizade, Gal se tornou madrinha de Preta Gil - filha de Giberto Gil, e de Moreno Veloso - filho de Caetano. Como 'dinda', ela estava sempre presente acompanhando os afilhados no dia a dia assim como artistas, já que ambos são músicos. Após o falecimento da cantora, a cantora Preta Gil se pronunciou nas redes sociais.
Afastamento de Maria Bethânia
Em 2002, boatos revelaram uma possível briga entre Gal Costa e Bethânia. Na época, muitos fãs das cantoras ficaram suspresos e sem compreender o motivo que teria feito as duas artistas cortarem relações. Entretanto, em 2017, o silêncio foi quebrado. Em entrevista à revista Época, Gal Costa comentou sobre a questão: “A gente sempre se falou, mas, durante um tempo, eu não falava com ela e ela não me procurava. Liguei quando Dona Canô estava hospitalizada. Nos momentos mais difíceis, estou presente. É a vida. Bethânia mora no Rio de Janeiro, eu em São Paulo. Desde o começo se fala em rivalidade, mas acho isso bobagem. Há amigos que são sagrados. Com Caetano também não falo sempre, como no passado, quando alugávamos casas juntos e éramos como uma família”, pontuou a cantora baiana.
Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!