Cinco projetos baianos foram contemplados pelo edital Natura Musical 2014 e serão desenvolvidos em 2015. Estão entre os selecionados a gravação do segundo álbum de Larissa Luz com shows de lançamento; o primeiro DVD de Mariella Santiago com shows de lançamento; o segundo CD do grupo Sertanília, com shows de lançamento; o livro-CD, DVD, oficinas de música e shows de lançamento da tradicional roda de samba do Recôncavo Baiano Samba Chula; e a realização do I Festival Radioca, que apresentará shows de artistas independentes.
Larissa LuzCom influências do hip hop, samba, funk, soul, afro swing e batuque, Larissa liderou por quatro anos o Ara Ketu. Mudança, lançado em 2012, foi o primeiro disco solo da artista, que se prepara para lançar 'Retrô acesso ao Nu Batuke' (Natura Musical), em 2015. O disco propõe o diálogo entre o jazz swing norte-americano e o universo percussivo afro e o projeto inclui shows de lançamento em Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O álbum tem produção de Jr. Tostoi e se aprofunda no universo da música negra, sob a perspectiva do método de composição eletrônica, utilizando recursos como sintetizadores e samples. Conta também com a participação do cantor e compositor Di Melo.
Mariella SantiagoReconhecida na cena musical baiana, Mariella Santiago promove o encontro entre o samba, a música afro, o R&B, o funk e o jazz. Seu primeiro disco, Mariella, foi lançado em 2002, com referência na tradição afro-baiana dos terreiros e dos afoxés.Com previsão de lançamento em 2015, o primeiro DVD da cantora reunirá as composições de Ella, seu segundo CD, lançado em 2014, e um cenário com projeções em vídeo. No palco, a artista receberá Chico César, em uma apresentação que incorporará a musicalidade de Salvador à cultura contemporânea. Os shows de lançamento passarão por Salvador, São Luís, Belo Horizonte, Brasília e Vitória da Conquista.I Festival RadiocaTransmitido pela rádio Educadora FM, de Salvador, o programa Radioca promove a música brasileira, principalmente a produzida na Bahia, desde 2008. Em 2015, o projeto pretende levar a iniciativa aos palcos, em formato de festival. Com a intenção de formar e documentar a cena baiana, o I Festival Radioca vai apresentar cinco shows e incentivar a produção de discos independentes dos artistas selecionados, além de promover o encontro deles com o público, no Solar do Unhão, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Seus idealizadores e locutores são Ronei Jorge, Luciano Matos e Robertinho Barreto.
Grupo Sertanília Em seu primeiro disco, Ancestral (2012), o Grupo Sertanília deu início à pesquisa de uma linguagem contemporânea, inspirado na relação histórica do sertão com a ascendência galego-portuguesa e africana. Dando continuidade ao projeto independente, o grupo prepara o segundo CD, com previsão de lançamento em 2015. A proposta do estudo é realizar uma viagem às origens galego-portuguesas do povo brasileiro, refazendo os passos dos colonizadores até o encontro com a música dos quilombos escondidos no sertão brasileiro, formados pelos negros fugidos da escravidão desde os séculos XVII e XVIII. A banda tem como principal inspirador Elomar Figueira e o show será apresentado em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Serão realizadas também oficinas sobre música e tradição e pocket-shows em três escolas de Salvador.A Cartilha do Samba Chula Samba Chula é uma tradicional roda de samba do Recôncavo Baiano. O gênero denominado samba-chulado é uma variante do samba de melodia mais complexa e extensa na qual os cantores entoam as chulas – uma forma de poesia. Surgido no início do século 20, atualmente é dominado por poucos músicos da região que tocam a viola de machete. Na intenção de preservar e transmitir suas práticas, o projeto 'A Cartilha do Samba Chula' oferece um processo de educação musical, com CD, DVD e livro com registros das atividades pedagógico-musicais nas modalidades viola machete e pandeiro, e dois shows de lançamento integrando a nova e velha geração do samba.Também estão programadas cinco oficinas gratuitas de viola, com doze mestres do samba, em Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Teodoro Sampaio e Irará.
Já o edital nacional contemplou a baiana Gal Costa, que está com um novo projeto intitulado 'Ela disse-me assim'. Após as apresentações de seu último disco, Recanto (2011), a cantora resgata a história da música brasileira, interpretando canções de Lupicínio Rodrigues. O projeto contempla gravação de disco ao vivo e apresentações por Salvador, Recife, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
(Foto: Divulgação) |
Gal também está entre as contempladas no edital Natura Musical e deve fazer show em Salvador em 2015 (Foto: Divulgação) |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade