icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MÚSICA

Parceiros na música e na vida: Gal Costa iniciou e encerrou carreira com Caetano Veloso e Gilberto Gil

Cantora morreu na manhã desta quarta-feira (09)

foto autor

Redação iBahia

09/11/2022 às 15:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Parceiros na música e na vida: Gal Costa iniciou e encerrou carreira com Caetano Veloso e Gilberto Gil
Foto: Reprodução

A cantora Gal Costa, que morreu na manhã desta quarta-feira (09), iniciou e encerrou a carreira com Gilberto Gil e Caetano Veloso, nomes que estiveram com a cantora durante toda a trajetória dela na música.

Junto com Maria Bethânia e Tom Zé, Gal Costa estreou nos palcos ao lado dos amigos Gil e Caetano na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, no ano de 1964. O time repetiu a dose em "Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova", no mesmo local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Com Caetano Veloso, a cantora estreou o primeiro disco, intitulado "Domingo", em 1967. O trabalho contou com músicas interpretadas por eles separadamente, além de faixas em conjunto como “Coração Vagabundo”, “Domingo” e “Zabelê”.

Logo depois, Gal retomou a parceria em "Tropicalia ou Panis et Circencis", de1968, que ainda teve Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé. Após o trabalho, a artista ficou conhecida como "Musa da Tropicália".


				
					Parceiros na música e na vida: Gal Costa iniciou e encerrou carreira com Caetano Veloso e Gilberto Gil
"Doces Bárbaros" grupo composto por Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Caetano Veloso, em 1976/ Foto: Redes Socais

Quase dez anos depois, a artista voltou a se reunir com os irmãos Caetano e Bethânia, além de Gilberto Gil, para a formação do grupo Doces Bárbaros, que rendeu um disco e um filme documentário.

O trabalho trouxe 15 novas músicas, compostas com exclusividade para a turnê do quarteto que teve a primeira apresentação em São Paulo.

Do início ao fim

O trabalho com Gil e Caetano seguiu na carreira solo de Gal Costa, o primeiro disco solo "Gal Costa" contou com composições dos baianos, além da participação do pai de Preta Gil nos arranjos de algumas canções.

Um dos maiores sucesso da carreira da artista, que foi eleita a sétima maios voz da música brasileira pela Rolling Stone Brasil, é uma composição de Caetano Veloso, de 1968.

A música esteve presente na lista de canções executadas no último show de Gal Costa, no Festival Coala, em setembro deste ano. A apresentação fez parte da turnê "As Várias Pontas de uma Estrela", que teria apresentação na capital baiana em dezembro.

Já Gilberto Gil aparece no último disco de inéditas da cantora intitulado "Praia do Futuro" e lançado em 2018. A faixa "Viagem Passageira" é escrita por Gil e produzida por Pupillo.

Veja o último show da cantora:

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música