|
---|
Participantes da Neojibá ao final da Masterclass com a americana Jane Monheit |
Um grupo de adolescentes integrantes da Neojiba teve uma oportunidade única na tarde da quarta (19). Os músicos participaram de uma masterclass ministrada pela americana Jane Monheit, na programação do ‘Festival Música em Trancoso’. Eles cantaram para a artista com o objetivo de serem avaliados tecnicamente por ela. Bem à vontade em um vestido longo azul e sandálias rasteiras, Jane Monheit, que hoje é um dos nomes mais expressivos do jazz internacional, ouviu o grupo atentamente e fez suas avaliações: “Tentem movimentar o corpo em conjunto enquanto cantam, pois isso fará com que todos estejam no mesmo ritmo”, sugeriu ela. Mais uma vez, eles recomeçaram a cantar seguindo a orientação e o canto ganhou muito mais força e beleza. “Sinto muito falta de cantar com outras pessoas. Quando você canta com o outro, precisa ajudar o outro. É preciso olhar para o outro”. Todas as recomendações passadas por Jane chamaram a atenção dos garotos, que, no final da aula foram contemplados com uma apresentação exclusiva da artista.
Apesar de não estar, este ano, no palco principal do 'Festival Música em Trancoso' por conta da turnê, a Neojiba está representada no evento por 18 músicos mais jovens, que ministram aulas de iniciação para crianças em escolas da cidade. Todos se preparam para uma aula aberta ao público e ao ar livre, na praça do Bosque, na tarde desta sexta-feira (21), às 15h.
|
---|
Solistas internacionais apresentaram clássicos de grandes compositores |
Após a aula com americana, os participantes da masterclass tiveram ainda a chance de assistir, na noite da quarta, ao concerto de música de câmara com os solistas de grandes orquestras mundiais que estão em Trancoso e executaram trechos de algumas das peças mais importantes de clássicos como Wolfgang Amadeus Mozart, Johannes Brahms, Franz Schubert e Johann Strauss II. Em determinado momento do concerto, os músicos começaram a interagir com a plateia, que participou com palmas. A apresentação tornou-se divertida e o público parecia não aceitar o fim do espetáculo. Os músicos, então, repetiram o bis duas vezes e voltaram ao palco ainda uma última vez para receber os aplausos do público, que permanecia de pé aplaudindo a performance de grandes nomes da música erudita como Lorenz Nasturica (violino), Andreas Ottensamer (clarinete), Matthew McDonald (contrabaixo), Franz Bartolomeu (violoncelo), Rudiger Liebermann (violino), Walter Kussner (viola), Walter Seyfarth (clarinete), Nenad Daleore (violino), Radeck Baborak (trompa) e Bence Bogányi (fagote). Alunos de música que participaram das masterclasses com esses solistas tocaram com eles em dois momentos da apresentação: nas execuções do
1º movimento – Allegro ( Brahms) e de O Morcego – Abertura,Op.362 (Strauss). Este, sem dúvidas, um dos momentos mais marcantes do evento em 2014.
* Jornalista viajou a convite da organização do Festival Música em Trancoso