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MÚSICA

Morrissey emociona público de São Paulo, mas estrutura não colabora

Cantor agradou tocando sucessos da carreira solo e músicas dos Smiths como Meat Is Murder

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12/03/2012 às 16:44 • Atualizada em 29/08/2022 às 4:32 - há XX semanas
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Durante show em São Paulo, Morrissey repete críticas a príncipe Harry e diz que ele 'quer levar dinheiro dos brasileiros'
De volta ao Brasil após doze anos, o cantor Morrissey encerrou em São Paulo a turnê pela América Latina, que também incluiu outras duas capitais brasileiras. Na apresentação deste domingo (11), no Espaço das Américas, o britânico repetiu o setlist dos shows que fez em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, privilegiando músicas do seu novo disco, Years Of Refusal, e clássicos da sua antiga banda, os Smiths. Antes do show de Morrissey, o público sofreu com a péssima apresentação de Kristeen Young, pupilo do cantor, que o acompanhou em sua turnê pelo Brasil. A americana, uma espécie de mistura de PJ Harvey, Kate Bush e Dresden Dolls, fez um show minimalista, sem banda no palco, e não agradou o público, ansioso para assistir ao principal espetáculo da noite. Veja também: conheça o Mundo Rock iBahia Após o suplício com Kristeen Young, Morrissey abriu sua apresentação com First Of The Gang To Die, single do elogiado disco You Are The Quarry, que marcou sua volta ao mundo da música em 2004, após sete anos de inatividade. Depois de tocar três músicas de seus novos trabalhos e Alma Matters, clássico do disco Maladjusted, de 1997, o cantor mandou um "São Paulo I love you" e iniciou uma das partes mais empolgantes do show, tocando a primeira música dos Smiths na noite: Still Ill. Com o público em suas mãos, Morrissey emendou um dos seus principais sucessos, Everyday Is Like Sunday e fez a plateia de oito mil pessoas, que lotava o espaço, cantar a plenos pulmões. Sempre polêmico, Morrissey não deixou de lado as críticas feitas à família real britânica e aproveitou a visita do príncipe Harry ao Brasil para fazer um discurso antimonarquista. "O príncipe Harry está no país para divulgar a família real. Eles querem seu dinheiro. Por favor, não deem", disse. Nas camisetas vermelhas dos músicos de sua banda de apoio, lia-se "Assad is shit", em referência ao presidente sírio Bashar al-Assad, cuja família está no poder há mais de 40 anos. Para completar o clima político, Morrissey não poderia deixar de lado Meat Is Murder, canção clássica dos Smiths em que condena o consumo de carne e defende o vegetarianismo, que pratica desde os 11 anos. Pouco após tocar mais um sucesso de sua antiga banda, Morrissey deu início ao final em crescendo do show: tocou I Know It's Over, uma das canções mais emocionantes dos Smiths, que acabou não tendo o acolhimento esperado porque o sistema de som do espaço não permitiu uma boa execução da música. Em seguida, o inglês tocou Let Me Kiss You, uma das músicas mais pops do seu trabalho recente, e embalou os casais presentes, antes de tirar a camisa e jogá-la ao público, arracando gritos de quem estava mais próximo do palco. Após a excitação pela mise-en-scène do cantor, o grande êxtase do show: ao som de There Is A Light That Never Goes Out, uma das músicas mais importantes da curta carreira dos Smiths, o público, em coro, cantou junto com Morrissey e proporcionou um dos momentos mais delicados da noite. Morrissey ainda tocaria I'm Throwing My Arms Around Paris, carro-chefe do seu último disco, e seria atrapalhado mais uma vez pela má estrutura da casa em Please, Please, Please Let Me Get What I Want, quando o bumbo da bateria emitia um zunido irritante e que atrapalhava a audição do público. Durante toda a apresentação, guitarras e teclados mal se distinguiam e o baixo era praticamente inaudível, evidenciando a má acústica do Espaço das Américas. Mas isto não impediu que Morrissey levasse o público ao delírio mais uma vez com How Soon Is Now?, última música dos Smiths tocada na noite e pênúltima de todo o show, que acabou com One Day Goodbye Will Be Farewell. Os fãs de Morissey, no entanto, esperam que o "até logo" de Morissey ao Brasil não seja um adeus e que ele não demore mais tanto tempo para tocar no país. Veja o registro de um espectador da reação do público em Fist Of The Gang To Die, em São Paulo: Setlist do show em São Paulo e da turnê brasileira: First Of The Gang To Die You Have Killed Me Black Cloud When Last I Spoke To Carol Alma Matters Still Ill Everyday Is Like Sunday Speedway You're The One For Me, Fatty I Will See You In Far-Off Places Meat Is Murder Ouija Board, Ouija Board I Know It's Over Let Me Kiss You There Is A Light That Never Goes Out I'm Throwing My Arms Around Paris Please, Please, Please Let Me Get What I Want How Soon Is Now? Bis One Day Goodbye Will Be Farewell

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