Para celebrar os 25 anos de carreira da cantora Mariene de Castro, o iBahia preparou uma lista com detalhes sobre toda a discografia da artista baiana. Com seis discos lançados, a cantora tem singles marcantes e atemporais como "Abre Caminho", "Ponto de Nanã", "Ilha de Maré", "A Deusa dos Orixás", "Oxóssi", "São Cosme e São Damião" e outros.
Dona de uma carreira admirável, Mariene de Castro conquistou incontáveis fãs no decorrer da trajetória artística. Aos cinco anos de idade ela já dava indícios de todo o talento enquanto performava em espetáculos de dança no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Leia também:
Na adolescência, ela viveu uma breve passagem como integrante do grupo Timbalada, formado por Carlinhos Brown e, em 1996, teve a oportunidade de realizar o primeiro show solo, no Pelourinho. No mesmo dia, na plateia, estavam produtores franceses que se encantaram por Mariene e a convidaram para uma turnê por 20 cidades da França.
Conheça abaixo a discografia completa de Mariene de Castro:
Abre Caminho (2005)
Foi com "Abre Caminho" que Mariene de Castro se projetou pelos quatro cantos do país. Lançado em 14 de fevereiro de 2005, o disco ganhou o Prêmio Brasken de Música. O projeto também foi escolhido no ano seguinte como o Melhor Disco Regional no Prêmio TIM.
Santo de Casa (2010)
Esse foi o primeiro álbum ao vivo da artista baiana. Lançado em 2010, o show da gravação foi realizado no TCA, em fevereiro de 2009. Um dos maiores sucessos de Mariene, "Ilha de Maré", marca presença no setlist do álbum.
Tabaroinha (2012)
Tabaroinha é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora Mariene de Castro. Canções como "Ponto de Nanã" e a regravação de "A Pureza da Flor" são os ápices do disco que reúne 13 faixas.
Ser de Luz (2012)
Esse é o segundo álbum ao vivo da cantora. O projeto foi lançado em homenagem à cantora Clara Nunes, em 2013. A gravação do disco foi realizada no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Mariene chegou a afirmar que a artista, que faleceu em 1983, aos 40 anos, merecia ter essa homenagem vindo de uma voz oriunda da Bahia.
"Eu sigo meu coração e isso foi um desafio. Estou muito feliz. Clara merecia essa homenagem. Ela cantou muito a Bahia, o Nordeste", disse Mariene na gravação.
Colheita (2014)
O quinto álbum da cantora e compositora traz canções inéditas e escritas especialmente para ela. A música "Colheita", composta por Nelson Rufino, seria gravada por Zeca Pagodinho, mas ele preferiu ceder a obra para a afilhada musical. Ele, inclusive, faz uma participação especial em uma das canções.
Outros nomes poderosos como Maria Bethânia, Beth Carvalho e Hamilton de Holanda também marcam presença na obra, que reúne 14 faixas. Entre as inéditas, Colheita apresenta duas músicas do compositor baiano Roque Ferreira, que acompanha Mariene desde a estreia musical dela.
Acaso Casa Ao Vivo (2019)
Este álbum reuniu a força de Mariene juntamente à do cantor Almério. O show foi idealizado e dirigido por José Maurício Machline.
A reunião traz canções que remetem à memória afetiva de cada um dos artistas, e traz também de volta origens da dupla. Canções como "Lamento Sertanejo", "Espumas ao Vento", "Foguete" e "Na Primeira Manhã" estão entre as 26 faixas.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!