Referência para o Rock Brasileiro, a banda Mamonas Assassinas marcou uma geração e a história com suas composições. Transpirando brasilidade, o grupo formado por Bento Hinoto, Dinho, Júlio Rasec, Samuel e Sérgio Reoli teve pouco mais de 8 meses de trajetória e gravaram um único álbum em estúdio, que segue entre os 10 mais vendidos do Brasil de Todos os Tempos.
Formada em 1995, o Mamonas Assasinas surgiu após uma série de fracassos do grupo com sua primeira tentativa, a banda Utopia. Ao perceber que a veia cômica era o perfil da banda, o grupo mudou seu estilo e apresnetou uma fita demo com apenas três músicas para as gravadoras.
Leia também:
A fita contava com as músicas Vira-Vira, Pelados em Santos e Robocopgay, que até os dias atuais são consideradas os sucessos mais marcantes do grupo. A partir disso, o grupo passou a se apresentar vestidos de Chapolin Colorados, presidiários e com os cabelos coloridos.
Esse estilo consolidou a banda paulista no cenário musical e personalizou os integrantes, cujas características pessoais faziam parte da identidade da banda. Mortos em um trágico acidente em março de 1996, o grupo ganhou uma cinebiografia, roteirizada por Carlos Lombardi.
O filme relata a história do grupo, apostando no humor debochado e inteligente dos integrantes. O longa conta com a interpretação de Ruy Brissac, que vive Dinho, e de Bento Hinoto, que interpreta o tio Bento, que era guitarrista da banda.
Conheça mais sobre cada integrante do Mamonas e sua participação da formação do grupo histórico:
Dinho
Nascido na Bahia, em Irecê, no dia 5 de março de 1971, Alecsander Alves Leite era o vocalista do grupo e o integrante que foi peça chave para a formação e sucesso do Mamonas Assassinas.
Conhecido pelo apelido de Dinho, foi ele que assistiu a um show da banda Utopia, que já contava com a presença de outros futuros membros da banda: Sérgio Reoli, Samuel Reoli e Bento Hinoto.
Seu carisma e desenvoltura lhe garantiram o posto de vocalista no grupo. A banda Utopia, que se apresentava em Garulhos, em São Paulo, enfrentou muitas dificuldades e mesmo com o fracasso, Dinho não desistiu.
Ele percebeu que seu lado cômico fazia mais sucesso do que as músicas sérias e ligadas ao rock tradicional. Com isso, Dinho sugeriu uma gravação despretenciosa da música Mina (que veio a ser batizada como Pelados em Santos) e o grupo resolveu investir nessa abordagem, que levou ao sucesso instântaneo da banda.
Júlio César Barbosa
Interessado por música desde cedo, Júlio César Barbosa, conhecido como Júlio Rasec, usou seus primeiros salários na adolescência para comprar uma guitarra. Nascido em Garulhos, em São Paulo, em 4 de janeiro de 1968, Júlio se juntou à banda Utopia em 1991.
Sua entrada no grupo aconteceu após perceber que não era bom na guitarra. Através da amizade com Bento Hinoto, excelente guitarrista e já parte da Utopia, o rapaz começou a viajar com o grupo como rodie. Pouco depois ele entrou oficialmente no grupo, como tecladista.
Júlio foi o último a entrar no grupo e, ao lado de Dinho, se tornou um dos principais compositores da banda. Com o vocalista, os dois compuseram uma muitas das músicas com as letras mais irreverentes do Mamonas Assassinas.
Bento Hinoto
Alberto "Bento" Hinoto nasceu em Itaquaquecetuba, em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1970. Notório guitarrista da banda Mamonas Assassinas, Bento ganhou seu primeiro violão aos 14 anos e se dedicou porfundamente a aprender as técnicas do instrumento.
Bento conheceu Sérgio Reoli através do irmão dele e entrou para o grupo Utopia em 1989. Ele é conhecido pelos seus solos elaborados e bem executados, como no caso da música "Débil Mental".
Bento tinha uma vida pessoal bastante reservada, mas sabe-se que uma ex-namorada do músico ficou grávida antes da morte dele. Ela sofreu um parto prematuro após saber do acidente que matou o grupo inteiro, em 2 de março de 1996, e filho do guitarrista não sobreviveu.
Samuel Reoli
Nascido na capital paulista no dia 11 de março de 1973, Samuel se reuniu a banda Utopia através de Bento. Ao conhecer o guitarrista, Samuel teve interesse em aprender baixo e entrar para a banda do irmão, Sérgio Reoli, que era bateirista.
Sérgio Reoli
Também nascido em Garulhos, em São Paulo, Sérgio era o irmão mais velho de Samuel Reoli. Sempre interessado por música, Sérgio já participava de bandas antes de se estabelecer na Utopia, banda que deu origem ao Mamonas Assassinas.
Piadista, o músico também foi responsável pela popularização do perfil quase humortístico do grupo.
Acidente
No dia 2 de março de 1996, os cinco músicos saíram de um show em Brasília com destino a Guarulhos. Próximo do destino final, o piloto da aeronave onde o grupo se encontrava entrou contato com a torre de controle e informou que não haviam condições visuais para o pouso.
Na tentativa de evitar um acidente, o piloto chegou a fazer uma manobra para desviar da Serra da Cantareira, no norte de São Paulo, mas não foi o suficidente. O avião se chocou com a formação rochosa e todos que estavam na aeronave morreram.
O enterro do grupo aconteceu no dia 4 de março de 1996, no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos, São Paulo. A cerimônia foi acompanhada por mais de 65 mil fãs e transmitida em TV Aberta.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!