icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MÚSICA

Legião Urbana se apresenta em Salvador com turnê comemorativa

O grupo sobe ao palco no sábado (2), às 21 horas, na Itaipava Arena Fonte Nova

foto autor

Redação iBahia

01/07/2016 às 18:21 • Atualizada em 01/09/2022 às 14:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Há 30 anos, a banda Legião Urbana lançava o primeiro CD da sua carreira. Com sucessos como 'Será', 'Ainda É Cedo', 'Geração Coca-Cola' e 'Por Enquanto' a banda conquistou o título de Disco do Ano pela revista 'Bizz' e um público fiel que se autointitula como legionários, até hoje.

Provando que a música é atemporal, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá resolveram se reunir para fazer uma turnê comemorativa do disco. Ficou para o ator André Fratischi a missão de assumir os vocais da banda, liderada por um dos maiores ícones do Rock Nacional, Renato Russo.

Antes da apresentação da turnê especial 'Legião Urbana 30 anos', neste sábado (2), às 21 horas, na Itaipava Arena Fonte Nova, o grupo conversou com o iBahia e falou sobre trajetória da banda, receptividade do público mais jovem, além da intensidade e viagens da Legião em todo o país. Confira:

Vocês estão em turnê comemorativa dos 30 anos do primeiro CD da banda, certamente algo que precise ser comemorado. Mas vocês pretendem prosseguir com projetos futuros? Não, a ideia é encerrar a turnê em dezembro, e se voltar, vai ser algo pontual. Porque a turnê para a nossa vida e você não tem o que fazer, pois é intenso o tempo, pensamento e energia e fica tudo em função de viagens e shows, algo que a gente nunca foi muito acostumado fazer, então pretendemos terminar no final de dezembro e, se por acaso a gente voltar, será algo bem pontual com projetos pontuais.

				
					Legião Urbana se apresenta em Salvador com turnê comemorativa
Foto: Eli Cruz
Os shows da Legião estão sendo filmados, mas vocês têm a pretensão de lançar um documentário?A Legião tem falta de imagens muito grande, a gente nunca tirou muitas fotos e pouco registro. Então, isso é só um registro, ainda vamos ver que vai ser feito, a ideia mesmo é focar no público e na receptividade das pessoas. São mais de 30 anos da banda e vocês trazem vários sucessos consigo. Como vocês escolheram as músicas para compor a setlist deste show? É difícil, temos muitas músicas, mas conseguimos separar as músicas que falam de muitas décadas. No show, tocamos o primeiro disco todo e sempre que podemos tocamos de outros, como: 'Tempo Perdido', 'Faroeste do Caboclo', além de músicas do 'Tempestade' (último disco da Legião) e 'Uma Outra Estação' (lançado após a morte de Renato Russo).

				
					Legião Urbana se apresenta em Salvador com turnê comemorativa
Foto: Eli Cruz
As músicas da Legião Urbana sempre tiveram muito a ver com a cena política do país, vocês acham que a volta da banda combina com o momento atual? É tudo interligado, é importante essas músicas, nesse momento, principalmente pelo momento político de quando lançamos o primeiro disco, por isso esse público renovado é legal ter essas pessoas participando e ter essas músicas lembradas durante todo esse processo. Renato Russo é um dos maiores ícones do Rock Nacional, como é para você, André Frateschi, estar à frente da banda assumindo os vocais? É muito difícil para mim descrever essa sensação, eu sou um legionário, a Legião faz parte da minha vida, de como me entendendo como ser humano, as letras fazem parte do que eu sou e o Renato é insubstituível. A minha aproximação foi pela obra e busquei entender o que a obra dizia pra mim e não imitar e nem buscar os trejeitos, pois não seria respeitoso com a imagem dele. O lugar dele é intocável, mas as músicas precisam ser tocadas. O público tem uma sede muito grande, por isso nada mais justo e adequado. A banda Legião Urbana conquistou fãs de diversas idades, como você sente a receptividade do público mais novo?É semelhante a reposta que tivemos dos pais dessa nova geração que acompanha os shows, isso atrai a gente, pois trabalhamos com essa lei da atração> Tocamos músicas que dedicamos anos de nossas vidas e o público novo responde de uma maneira muito legal, mesmo com pessoas de 9 e 10 anos. E isso é um sonho realizado, quando você escreve música e monta uma banda de rock esse é o grande sonho, que a sua música se perpetue e continue tocando as pessoas. Isso é o que queríamos desde o começo. CD COMEMORATIVO

				
					Legião Urbana se apresenta em Salvador com turnê comemorativa
Capa do CD comemorativo
Para celebrar as três décadas do lançamento do primeiro disco da Legião Urbana, o grupo lançou uma edição comemorativa do disco, que foi rebatizado como 'Legião Urbana 30 Anos'. A edição dupla traz o CD original com as 11 faixas remasterizadas digitalmente. Já o segundo disco apresenta 18 gravações inéditas: sete gravações diferentes das utilizadas no CD original, dois remixes, as três demos de 1983, uma gravação 'pirata' de 'Química', duas declarações do Renato Russo e outras novidades. *Com supervisão e orientação de Eliomar Santos

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música