|
---|
Bela, talentosa e firme. Assim é a inglesa Joss Stone |
A temporada 2011 está agitadíssima para a cantora inglesa de neo-soul Joss Stone, 24 anos. Após sair definitivamente da EMI, gravadora que a projetou ainda adolescente, ela resolveu criar seu próprio selo, o Stone’d Records, pelo qual lança LP1, distribuído pela Sony e que chega agora ao Brasil. Em junho, um mês antes do álbum sair na Inglaterra, a polícia prendeu dois homens suspeitos de planejar o assassinato de Joss. Eles foram presos perto da casa de campo da artista, em Cullompton, e carregavam espadas, uma corda e saco para o transporte de um corpo. Pretendiam roubar e matar a cantora. Com 11 milhões de discos vendidos e uma fortuna avaliada em US$ 14,5 milhões, Joss Stone é uma das cantoras mais bem-sucedidas de sua geração e já na estreia, em 2003, foi elogiada por gigantes da soul music como Smokey Robinson.
Aretha Joplin - Pela potência, sensualidade e beleza do timbre vocal de Joss Stone, algo na linha soul & blues and roll, Robinson a chama de “Aretha Joplin”, numa referência à rainha do soul Aretha Franklin e ao mito Janis Joplin (1943-1970). Gravado em seis dias, em Nashville, nos EUA, e composto e produzido por Joss e Dave Stewart (Eurythmics), LP1 reconcilia a cantora com a estética sonora dos seus dois primeiros e melhores álbuns: The Soul Sessions (2003) e Mind, Body & Soul (2004). Mesmo com todo o sucesso e talento, é bom lembrar que Joss é uma artista ainda muito jovem, em crescimento. Como compositora, por exemplo, ainda não tem uma marca autoral forte. A parceria com o veterano Stewart parece definir que a base de Joss é mesmo o R&B tradicional e o soul, mas com espaços para o blues, o funk, o folk e o rock. Canções como Newborn, Karma e Last One To Know traduzem isso.
Super Heavy - “Joss sabe cantar com a força de uma leoa e rapidamente mudar para o mais delicado dos suspiros na mesma frase. Ela é sempre honesta e cheia de emoção verdadeira. É uma honra trabalhar ao lado de uma autêntica artista que sabe tanto, mesmo sendo tão jovem”, elogia Dave Stewart. E Joss Stone está tão em alta que participa do projeto SuperHeavy, ao lado do rock star Mick Jagger (Rolling Stones), Dave Stewart, Damian Marley (filho do lendário Bob Marley) e do produtor indiano A.R. Rahman. No repertório, rock, soul e reggae. O primeiro e homônimo disco do supergrupo sai dia 19 de setembro, mas o clipe do single de estreia, Miracle Worker, já roda no YouTube.[youtube 5ajQXIfPhDM]