O superintendente da Secretaria de Cultura do Estado, Carlos Paiva, destacou a visão contemporânea do prêmio ao contemplar, além da música, shows e clipes. "Estou feliz que o Facultura possa participar disso. Feliz porque a cultura é um veículo de fortalecimento das comunidades. Também satisfeito pela presença da prefeitura na valorização desta cultura e por ter Caymmi, que é um patrimônio único".
Já o diretor teatral Fernando Guerreira, que hoje ocupa a presidência da Fundação Cultural Gregório de Matos, afirmou que o prêmio em si passa a ser um detalhe diante de tudo o que ele vai provocar, em um momento em que a música se renova na Bahia e volta a se fortalecer. "Vamos ver shows bem dirigidos e bem produzidos. Os artistas terão maior cuidado com o produto final. Isso ganha mais visibilidade. É um momento de retomada de uma Bahia que estava um pouco perdida. Uma permissão de trazer de volta o que é bom e Caymmi é uma eterna saudade".
Categorias do prêmio
Neste novo formato, o 'Prêmio Caymmi de Música' vai contemplar três categorias: Show, Música e Videoclipe. Dentro dessas classificações, serão premiados não só os músicos e intérpretes, mas profissionais de direção musical e artística, cenário, iluminação, sonorização, produção, arranjo musical, fotografia, roteiro. Poderá ser inscrito um projeto por categoria e o artista deve ser baiano ou morar na Bahia há, pelo menos, três anos. Todo o regulamento já está disponível no portal do prêmio, no qual também deverá ser efetuada a inscrição: www.premiocaymmi.com.br. Outro alternativa para fazer a inscrição é através da caixa postal 4119.
O cantor Duda Sepúlveda (Diamba), que fez parte da comissão que criou o regulamento do prêmio, convida os artistas a se inscreverem: "Estou muito honrado porque participei, junto com a equipe da Via, do regulamento. Quero dizer aos artistas que se inscrevam, porque fizemos tudo de forma democrática para que a produção da música baiana seja revelada. Fui convidado a participar desse passo a passo justamente para colocar a visão de um artista no trabalho. Agora vou fazer a triagem do material, que vai chegar e passar para a comissão julgadora. Vou ter o prazer, ao mesmo tempo, de estudar esse material sobre o que está sendo produzido".
Quem forma a comissão julgadora
Além das três categorias regulamentares, também haverá uma Categoria Especial, na qual os jurados prestigiarão projetos de destaque na produção musical. Compõem a comissão julgadora do prêmio: os músicos Luciano Bahia, Luisão Pereira e Claudia Cunha; além dos jornalistas especializados Hagamenon Brito e Luciano Matos. Essas pessoas serão responsáveis pelas etapas de seleção dos inscritos habilitados nas três categorias, além das indicações dos finalistas e da escolha dos ganhadores.
"O prêmio Caymmi, desde a década de 80, revelou grandes nomes do axé, como Ivete Sangalo e outros de projeção nacional, mas desde lá detrás já contemplava outras coisas, tinha banda instrumental, banda de rock, de samba. Vi que isso está mais forte do que nunca. Eu estou muito curioso para ouvir muitas coisas de todos os gêneros. Vamos ter um trabalho bom. Já sou surpreendido na Bahia e estou super motivado com a expectativa de encontrar coisa boa, do pagode ao rock, passando pelo instrumental, pela chula, por tudo o que a Bahia tem", salientou o músico Luisão Pereira, da Dois em Um.
Quem também está cheia de ótimas expectativas sobre a premiação é a cantora Claudia Cunha, que integra a comissão julgadora. "É uma retomada e uma consolidação de um momento muito efervescentes na música da Bahia em todos os seus segmentos, do rock à MPB e até a axé music está vivendo uma revolução interna. O prêmio vem para coroar e trazer à tona novos talentos. Me senti muito honrada com este convite".
Festival de música nos bairros
Uma das grandes novidades do 'Prêmio Caymmi de Música' é a realização do 'Festival Caymmi de Todas as Músicas', que vai percorrer vários bairros de Salvador, entre os meses de novembro e fevereiro. O objetivo é ampliar o acesso do público aos produtos culturais. Além disso, a proposta retoma o clima dos antigos festivais de música e assim o público poderá acompanhar e torcer pelos seus artistas preferidos, concorrentes ao prêmio.
Formação profissional
O 'Prêmio Caymmi de Música' traz uma outra vertente voltada para a comunidade: é o projeto escolhido pelo programa Rede Motiva, que tem o objetivo de promover redes de trabalho a partir de processos colaborativos. A iniciativa existe desde 2010 e reúne ações de desenvolvimento e sustentabilidade do mercado da música. A parceria com o prêmio vai viabilizar a realização de cursos de técnicas de sonorização, técnicas de gravação, mixagem e masterização, técnicas de iluminação, empreendedorismo aplicado à produção cultural e mobilização de recursos, gestão cultural e elaboração e conteúdos para projetos culturais. As inscrições para essas oficinas serão gratuitas e para saber mais é só acessar o portal do prêmio.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade