Os tambores do Ilê Aiyê irão dar o clima da tarde do próximo dia 26 de setembro a partir das 17h. As alas de canto, de dança e os percussionistas do bloco afro irão se reunir para realizar um show ao vivo em alusão à Semana da Mãe Preta. O show trará a participação da cantora Graça Onasilê e ao lado dos vocalistas da Band’Aiyê Iana Marucha e Jauncy Ojum Bará.
Essa atividade é comemorada desde 1978 pela entidade, em homenagem a “Mãe Hilda” sacerdotisa do candomblé e por muitos anos dirigente espiritual do Ilê Aiyê. A transmissão da live acontece pelo canal do bloco no YouTube.
A programação é do projeto “Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?” - realização do Ilê Aiyê em parceria com a Caderno 2 Produções e Multi Planejamento Cultural via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras.
Repertório temático
Cinco blocos musicais compõem a apresentação. O primeiro será de canções que tem a “África” como tema. Três países do “continente-mãe”, Senegal, Angola e Guiné, serão homenageados por músicas como “Mama África” e “Mali Ê”.
O segundo bloco é dedicado às lutas de resistência negra do Brasil, Guerra dos Palmares, Revolta dos Búzios e Revolta dos Malés, quando a Band’Aiyê executa, por exemplo, a canção “Separatismo Não”.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!