As celebrações dos 75 anos dos Filhos de Gandhy vão reunir uma extensa programação no próximo domingo (18). Uma missa em homenagem ao maior bloco de afoxé do Brasil acontecerá a partir das 9h, na Igreja Rosário dos Pretos.
Artistas como Jerônimo, Virgílio Forrozeiro, além das bandas Filhos de Gandhy e Samba Trator vão animar o público no Largo do Pelourinho às 14h.
Leia também:
História
Fundado em 18 de fevereiro de 1949, por um grupo de trabalhadores negros do cais do Porto de Salvador, os Filhos de Gandhy nasceu como uma entidade afro-brasileira, inspirada pela cultura de paz, igualdade e resistência do ativista indiano Mahatma Gandhi.
Em 1951, foi transformado em afoxé, tendo o Candomblé como orientação religiosa e trazendo o agogô nos seus cânticos de ijexá na língua ioruba.
Atualmente, com cerca 100 mil associados, o bloco é uma das mais importantes manifestações artísticas e religiosas da cultura e do carnaval da Bahia e do Brasil.
Em 2024, o tema central do Carnaval do bloco de afoxé foi "Beleza Pura", em homenagem ao cantor e compositor baiano Caetano Veloso.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!