icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MÚSICA

Festival Tangolomango chega a Salvador em setembro

Evento exalta o intercâmbio cultural entre grupos artísticos de Salvador e Lima, capital do Peru

foto autor

03/09/2014 às 18:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 0:41 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Diferentes grupos de teatro, música, dança e cultura popular de Salvador e Lima (Peru) permutam experiências, no Teatro Vila Velha, no Festival Tangolomango, que chega à sua 19ª edição e acontece pela segunda vez em Salvador. O festival tem como fundamento a promoção da troca de experiências e a produção compartilhada, através da generosidade intelectual dos envolvidos.
O festival valoriza a troca de experiências entre grupos artísticos de diferentes locais
O desafio é que cada grupo participante compartilhe o que já tem construído, abrindo mão do seu trabalho inicial completo para se jogar em uma proposta de troca de ideias e experiências. Confiando na capacidade de produção dos outros grupos, é esperado que eles pensem e criem um espetáculo completamente novo e de perfeito funcionamento, juntos. O resultado dessa experimentação é um show inédito, apresentado ao público em sessão aberta no próximo dia 10, no TVV, às 20h, que marca o encerramento do intercâmbio cultural.O Festival Tangolomango nasceu em 2002, da vontade da idealizadora Marina Vieira de reunir grupos de diferentes linguagens para compartilhar suas experiências. A ela juntou-se o ator e diretor Ernesto Piccolo, que desde 2011 assina a direção artística do evento. Ao longo da sua história, o festival já conta com mais de quatro mil participantes e promoveu a troca de experiências entre trezentos diferentes grupos culturais. Da capital baiana foram selecionados para participar a Cia Jovem de Dança da Funceb; a Cia Picolino de Circo; a Outra Cia de Teatro; a Orquestra de Berimbaus Afinados e a banda de rock instrumental Retrofoguetes. De Lima virão o grupo de circo e dança Agárrate Catalina, a canção e a percussão de Negro Mendes e o grupo musical SambaLandó.
Ao longo das dezoito edições realizadas, o Festival passou por Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro
Salvador e Lima são cidades que estão entre as que possuem maior riqueza cultural na América Latina e possuem histórias comuns. Foram as capitais dos impérios português e espanhol na América do Sul, seus centros são patrimônios culturais históricos considerados pela Unesco, além de serem cidades costeiras. Estas metrópoles têm ainda outro traço em comum: a grande contribuição da cultura africana para a música e arte dos seus respectivos países.A mostra final das produções nascidas do intercâmbio entre os grupos será aberta para o público e acontece no Teatro Vila Velha, no último dia do festival (10), a partir das 20h, com ingressos a R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música