O "Pôr do Som", criado e produzido pela cantora baiana Daniela Mercury, voltou ao icônico Farol da Barra, em Salvador, local onde tudo teve início, em 2000, nesta quarta-feira (1º). A Rainha do Axé aproveitou um momento do show, que retornou às suas raízes após 11 anos, para mandar uma indireta após o projeto quase ficar sem acontecer em 2025, ano em que são comemorados os 40 anos da Axé Music.
"Antiguidade é posto. Obrigada. Tamo junto no Farol da Barra", falou Daniela na edição histórica do projeto. O evento também comemorou os 75 anos do Trio Elétrico e os 40 anos de carreira de Daniela Mercury, reforçando sua contribuição à música brasileira e à história do Axé.
Leia também:
A fala da anfitriã aconteceu enquanto performava a música "Swing da Cor". Veja o momento exato no vídeo abaixo.
O evento não foi anunciado junto a programação oficial do Festival Virada Salvador, promovido pela Prefeitura da capital baiana, sendo confirmado apenas no dia 21 de dezembro, com patrocínio do Governo da Bahia.
A apresentação realizada no primeiro dia de 2025 marca os 25 anos do evento, com grandes sucessos da carreira da artista, como "O Canto da Cidade", "Música de Rua", "Pérola Negra". A festa começou no final da tarde desta quinta-feira (1º) com o show de Gabriel Mercury, filho da Rainha do Axé.
Daniela Mercury subiu ao palco em seguida, abrindo sua apresentação com "É D'Oxum", seguida da nova música "O Axé é Salvador", em parceria com a Banda Didá.
⚠️ DANIELA MERCURY REINA NOS 25 ANOS DO PÔR-DO-SOM
— Muka do Space 🎙️ (@falamuka) January 1, 2025
A cantora celebra neste dia 1º os 25 anos do projeto. Show também reverencia os 40 anos da Axé Music. Apresentação foi aberta com “É d’Oxum”. E Salvador aparece mais linda do que nunca nas imagens… 💛 pic.twitter.com/0Ns0uOCMV1
⚠️ “AXÉ É NATUREZA”, canta Daniela Mercury
— Muka do Space 🎙️ (@falamuka) January 1, 2025
Segunda música do show da artista é exaltação aos blocos afro, aos Orixás e ao axé. Há quem tire nome dos orixás das letras, mas Daniela segue fazendo o que sempre fez: enaltecendo e reconhecendo que sem eles não há axé Music. Rainha! pic.twitter.com/QbbkjcTqbw
A música inédita resgata uma tradição do início da Axé Music. “A gente fez uma música que eu estava contando, a ‘O Axé é Salvador’, que é com orquestra, tem um arranjo de Luciano Calazans junto com Juliano Valle. É uma música que estou lançando, depois de muitos anos, ao vivo antes de gravar. Maravilha. Isso a gente fazia no começo do axé, e o universo conspirou para que isso acontecesse de novo”, disse em entrevista antes do show.
A cantora revelou que a produção da música foi acelerada para que pudesse ser incluída no show a tempo. “Eu não quis deixar de cantar no Pôr do Som, e ela não deu tempo de ficar pronta, porque as cordas demoraram de ser gravadas. Então vocês vão ouvir as cordas, vão ouvir a orquestra tocando junto com a banda. Gravei sozinha, mas espero cantar com um monte de gente”, destacou.
Para esta edição especial, Daniela reuniu um elenco de peso: Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Márcia Freire, Banda Mel, Pierre Onassis, Banda Didá, Rachel Reis, além de outras atrações.
Outro destaque do "Pôr do Som 25 anos" foi a passarela que ligou o palco ao Farol da Barra. Essa inovação foi pensada para aproximar ainda mais a artista do público, além de colocar o icônico monumento no centro do espetáculo. Batizado de “Palco da Rainha”, a estrutura teve uma proposta visual impactante: telões distribuídos em colunas e no centro do palco, garantindo uma experiência imersiva para o público.
Confira mais fotos do 'Pôr do Som', comandado por Daniela Mercury:
Assista ao 'Pôr do Som', com Daniela Mercury:
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!