icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MÚSICA

Curuzu lota para ver a saída do Ilê Aiyê

Emoção e tradição fizeram parte do cortejo comandado pelo bloco afro

foto autor

10/02/2013 às 11:07 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Band'Aiyê levando a multidão em direção ao Campo Grande
Centenas de pessoas se reuniram na Ladeira do Curuzu para acompanhar a tradicional saída do Ilê Aiyê, na noite deste sábado (9). Famosos e políticos também participarem do ritual, entre eles o prefeito ACM Neto, o vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodorin Obiang e o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro. Emoção e tradição fizeram parte da noite dos baianos e turistas que esperavam pelo cortejo em direção ao Campo Grande. Veja também: Famosos participam da saída do Ilê Aiyê Procurando um trio ou bloco? Localize no 'Onde Está Meu Trio'Carnaval 2013: confira tudo sobre a folia no nosso canal especial Foi clicado pelo iBahia? Veja as fotos no iSSA! Conheça os hits do Carnaval 2013 e vote na sua preferida Estrelas do Carnaval viram máscaras e papertoys; baixe, imprima e brinque
Os pombos são soltos durante ritual
Brilho e beleza não faltaram durante a festa, sob muitos aplausos a tão esperada "benção" da Ialorixá, Mãe Hildelice, iniciou com banho de pipoca e os pombos sendo soltos. A grande surpresa do ritual ficou por conta de dois pombos que ao serem soltos, voltaram e pousaram sobre a cabeça da Deusa do Ébano, Daiane Ribeiro. EmoçãoDemonstrando felicidade, Rita de Cássia falou sobre a importância do bloco afro em sua vida. "Saio no Ilê há 24 anos. Minha mãe fez parte deste ritual e eu sempre acompanhei. Eu tenho paixão pelo Ilê.", declarou a moradora do bairro do Curuzu. Acompanhando pela primeira vez a saída do Ilê Aiyê, Nívia Cerqueira, moradora de Itapuã, falou da surpresa em ver a preocupação das pessoas em manter a tradição. "Eu estou impressionada pela tradição, autoestima das pessoas, algumas passam dificuldade o ano inteiro para estarem aqui e terem este momento que abre os caminhos, um momento de paz. O Carnaval é tão comercial e quando chego aqui vejo esta paixão e emoção das pessoas pela sua religião e lutando pelos seus direitos. Além de todos terem um sorriso lindo, que passa uma alegria contagiante." Comentou Nívia.
Deusa do Ébano, Daiane Ribeiro, durante saída do Ilê Aiyê
ImportantePuxados pelos vocalistas da Band'Aiyê, Cumpadre Washignton e Beto Jamaica, a multidão percorreu as ruas da Liberdade em direção ao Circuito Osmar cantando e dançando os grandes sucessos do grupo. Para a vocalista da Band'Aiyê, Iracema Kiliane, o bloco afro é sua vida. "O Ilê faz parte da minha pele desde pequena. Sou de Alagoas e participava de uma banda afro lá na minha cidade, onde conheci Vovô do Ilê. Em Alagoas tinha uma população negra que não se comportava como devia, o Ilê é a oportunidade de falarmos sobre nós. Eu sempre cantei música afro e o Ilê Aiyê fazia parte do meu repertório. O Ilê representa uma parte do meu ser, do meu sangue." disse. Destacando a importância do Ilê Aiyê, Cumpadre Washington canta os grandes sucessos e fala da importância do bloco. "Eu vi o Ilê nascer. Hoje tenho 51 anos de idade, sai muito tempo com o bloco. Temos uma relação com a band'Aiyê afinal o Gera Samba surgiu aqui. Durante um tempo não conseguíamos participar da saída, mas este ano eu e Beto fizemos questão de acompanhar este momento. É muito importante estar aqui.", finalizou o vocalista.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música