Gerônimo Santana Duarte, artisticamente conhecido como Gerônimo, comemora nesta segunda-feira (26) seus 70 anos. O cantor nascido na ilha de Bom Jesus dos Passos, bairro de Salvador, começou a carreira tocando na Orquestra Filarmônica da Ilha.
Já no final dos anos 60, ele entrou de vez no cenário musical sendo percussionista do trio elétrico Dodô e Osmar e criando laços de composição com o cantor Luiz Caldas. Extremamente identificado com a cultura negra, Gerônimo foi bailarino afro e usa o ijexá como base em boa parte de suas composições.
Leia também:
Hoje com mais de 50 anos de carreira, é conhecido por sua participação ativa na cena cultural de Salvador, sendo responsável por grandes sucessos que marcaram época e influenciaram gerações. O artista é reconhecido por sua originalidade e mistura de ritmos como samba, reggae, axé, jazz, entre outros.
Ele ganhou o mundo ao lançar um clássico, que revela e exalta as belezas de Salvador. 'É d'Oxum', canção feita em parceria com Vevé Calasans, é sucesso até hoje e já foi regravada por inúmeros artistas como Gal Costa. A música foi ainda incluída na trilha sonora da minissérie 'Tenda dos Milagres', da Rede Globo.
Além desse sucesso, Gerônimo compôs muitos hinos do carnaval baiano. Entre eles: "Eu sou Negão", Jubiabá, "Lambada da Delicia". Nas redes sociais, o artista baiano fez uma postagem comemorativa. Confira:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!