O cantor Carlinhos Brown inicia este ano cheio de novidades e aproveitou os preparativos para o Carnaval de Salvador para anunciar os projetos nesta quarta-feira (15), no Candyall Guetho Square, na capital baiana.
Entre as novidades para o ano de 2023, está o álbum inédito do artista, que terá canções em português, iorubá e espanhol e participações especiais, entre elas a do pai, Renato Bororó, de uma forma diferenciada.
Leia também:
Batizado de “Pop Xirê”, o projeto terá 13 faixas autorais e virá com a missão de reafirmar a força do Axé Music e expressar toda a pluralidade rítmica ancestral.
"Esse Carnaval para mim é um recomeço. Por isso a importância de lançar um álbum nesse período e dentro do próprio Carnaval, além de reforçar todo um trabalho de linguagem mística e resquícios advindos da oralidade, utilizando a língua, linguagem e corruptela banto azibundo e congo, Iorubá Ijexá, Pop Xirê é resultado da força e memória presente", conta Brown.
O lançamento será na quinta-feira (16), em todas as plataformas digitais, e é o segundo projeto de uma trilogia em comemoração aos 60 anos de vida de Brown e 40 de carreira.
O projeto tem produção artística e musical de Brown, coprodução de Thiago Pugas e mixagem final de Alê Siqueira. O álbum traz participações do cantor angolano Yuri da Cunha na faixa 'Ajeum' e Mariene de Castro na música 'Abaum Coquê'.
"Mariene e eu somos amigos e parceiros. Quando compus a faixa, pensei imediatamente nela. Mariene fez e faz parte como cantora da Timbalada, mas não teve tempo de registrar com o grupo seu canto em nenhum álbum. Ela chegou, trabalhou alguns verões e depois migrou rapidamente para uma carreira solo muito bem solidificada. A trago agora para consolidarmos isso", elogia.
O CD conta também com Duda Lobo e Maria Alice Xavier, do The Voice Kids, na canção 'Meu Erê Adora', de Renato Bororó, pai do cantor, na faixa 'Naraiana', que estará na faixa através das animações vocais, 'Espero Yara', com Thiago Pugas, e 'Marinheiro do Amor' com Jefty Abreu.
Leia mais sobre Carnaval no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!