Márcia Castro, Márcia Freire e Gabi Amarantos |
O bloco, que foi puxado durante anos por Margareth Menezes, havia negado na última semana que a atração este ano fosse o cantor Moraes Moreira. Agora confirma suas atrações e aparece como mais uma opção para quem gosta de novidades no Carnaval. As três cantoras ainda não têm repertório definido, já que não se reuniram para definir o que será apresentado. Em rápida entrevista ao portal iBahia, porém, a cantora Márcia Castro adiantou um pouco do que deve rolar.
"Para mim é um novo ânimo para o bloco. Todas estaremos lá para reativar um Carnaval de festa livre, de repertório que valorize tanto os compositores da história do Carnaval baiano, como Moraes Moreira e Gerônimo, como também apresente músicas que se relacionam diretamente com a cultura baiana, como o Tecnobrega do Pará, representado por Gaby Amarantos. Será uma festa da diversidade", conta Márcia.
Segundo ela, o Carnaval baiano tem perdido sua memória e a proposta é contribuir para melhorar a festa. "O que surge de novo já não empolga tanto. A festa está enlatada, padronizada, fechada nos blocos, camarotes e em quatro músicas que se repetem exaustivamente no percurso desses trios e camarotes. Apesar de tudo, existem pequenos focos de coisas que estão acontecendo e que não estão na mídia. Acho que Os Mascarados é um desses focos. Além de tudo, todos sentem falta de uma festa mais livre e democrática. As cordas e as paredes dos camarotes oprimiram as pessoas. A festa assim perde sua graça e torna-se mais violenta", explica.
Tradições de voltaO Carnaval de Salvador vai retomar este ano algumas tradições que andavam meio esquecidas. O Encontro de Trios que aos poucos voltou a acontecer, em 2012, este ano ganha novo fôlego e contribui na reativação do Carnaval do Centro da cidade. Outro ícone do Carnaval, a guitarra baiana, este ano será homenageada na abertura do Carnaval do Pelô. Armandinho Macedo vai comandar um encontro inédito de guitarristas que propõem releituras e atualizações do instrumento.
O Carnaval fora dos blocos, sem cordas, também tem ganhado força com cada vez mais artistas optando por ir para às ruas tocando par ao folião pipoca. Este ano, várias estrelas da música baiana vão tocar em pelo menos um dia de festa sem cordas. A magia dos antigos bailes também está de volta. Vários deles já estão sendo realizados na cidade com prévia da festa momesca, surgindo como opção aos ensaios que continuam marcando as prévias do Carnaval de Salvador.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade