|
---|
Figura recorrente na lista, Padre Marcelo Rossi já lançou 12 CDs e 5 DVDs, que venderam mais de 12 milhões de cópias |
O mercado fonográfico brasileiro está em constante mutação. Prova disso é o relevante aumento no número vendas de CDs católicos e evangélicos nos últimos dez anos. Ao analisar os rankings divulgados entre 2001 e 2011, pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), consegue-se observar claramente essa mudança. Em 2011, entre os dez CDs mais vendidos, cinco foram de autores religiosos. Em 2001, a mesma pesquisa indicava que apenas o Padre Marcelo Rossi entrava nesta disputa. Em entrevista ao Portal iBahia, Paulo Rosa, presidente da ABPD, explicou que esse aumento se deve, entre outros fatores, a um maior investimento das grandes gravadoras. "Tanto na vertente cristã católica, quanto na vertente evangélica, existem grandes gravadoras de músicas gospel no Brasil. Entre elas, a Line Records e a MK Music. Já a Sony, criou recentemente um selo gospel", contou. Desde 2006, o primeiro lugar do ranking só não foi ocupado por um padre em 2010, quando Luan Santana ficou com a posição. Figura recorrente na lista, Padre Marcelo Rossi já lançou 12 CDs e 5 DVDs, que venderam mais de 12 milhões de cópias. "O Padre Marcelo Rossi tem um público enorme e fiel. Além disso, ele é talentoso e carismático. Antes de lançar o CD Ágape Musical, ele vendeu mais de 7,5 milhões de livros Ágape. Ele pode realmente ser considerado um fenômeno da música cristã", analisou o presidente da ABPD. O CD Ágape, lançado em 2011, já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.
"O Padre Marcelo Rossi tem um público enorme e fiel. Além disso, ele é talentoso e carismático" (Presidente da ABPD) |
Paulo Rosa explica que o mercado de CDs musicais no Brasil teve um crescimento de quase 8% em relação a 2010 foi influenciado de forma geral pelo bom desempenho da economia brasileira e do consumo interno aquecido. Na análise do presidente da ABPD, alguns artistas tiveram destaque especial e contribuíram decisivamente para este resultado: "É o caso, por exemplo, do CD e DVD 'Ao Vivo' de Paula Fernandes e do CD 'Ágape Musical' do Padre Marcelo Rossi, ambos com vendas no ano passado, em um patamar bem acima do que hoje se considera um lançamento de sucesso no mercado brasileiro".
Outros dadosNa mesma pesquisa, outros dados chamam a atenção. Entre os dez mais vendidos de 2011, três são sertanejos. "O mercado sertanejo vem crescendo há muitos anos e se aproximando do estilo pop", explica Paulo Rosa. Esse crescimento foi intensificado a partir dos anos 1990 com o sucesso de duplas como Leandro e Leonardo e Zezé de Camargo e Luciano. E o número cresce a cada ano e outros nomes surgem no ranking: Paula Fernandes, Luan Santana, Vitor e Léo, entre outros. "O mercado voltou a se movimentar com o surgimento do sertanejo universitário, alcançando um público mais jovem. Nem sei se dar para chamar ainda esse estilo de sertanejo, que se aproxima muito do country norte-americano e do pop", completa.
Mercado digitalA pesquisa aponta ainda que, ao contrário de outros anos, as vendas físicas de CDs, DVDs e Blu-Rays registraram crescimento de 7,6%, com a movimentação de R$ 312,3 milhões em 2011. Mas a receita do mercado digital já representa 16% do mercado total de música no Brasil, ficando os CDs com 53% e os formatos de vídeos musicais, que incluem DVDs e Blu-Rays, com 31% de participação. Paulo Rosa explica que o consumidor de música digital não para, necessariamente, de consumir música no formato físico: "Os CDs disponibilizam muitas informações e fotos nos encartes, e muitas pessoas gostam disso. Em minha opinião, o mercado digital não rouba o consumidor do mercado físico". No caso dos CDs religiosos, independente do sucesso no mercado digital ou físico, o número confirma que o 'business' da fé tem movimentado - e muito - a economia brasileira. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo menos 50% da população brasileira frequenta cultos religiosos. Isso pode ser somado a outro número da mesma pesquisa: 89% das pessoas confessarem que a religião é algo importante na vida. O resultado dessa equação pode alavancar a carreira de cantores, bandas, compositores, empresários, produtores e gravadoras que sabem como e onde investir. Veja a lista dos 20 CDs mais vendidos em 2011 no Brasil!
|
---|