Mais de meio milhão de foliões passaram pelo circuito Maneca Ferreira durante os quatro dias de Micareta de Feira. O evento, que acontece na cidade de Feita de Santana, localizada a cerca de 100 quilômetros de Salvador, começou na quinta-feira (18) e segue até esta segunda-feira (22), quando acontece o arrastão de Thiago Aquino.
Segundo dados da Polícia Militar (PM), coletadas por meio de câmeras de reconhecimento facial, a folia fora de época bateu o recorde de público de sua história. Apenas no sábado (20), a Micareta de Feira recebeu 275 mil pessoas passaram pelos portais de abordagem. Em números absolutos, a PM registrou até o terceiro dia de festa, 528 mil pessoas.
Leia também:
Nestes quatro dias, grandes nomes da música baiana desceram a Avenida Presidente Dutra nos trios elétricos. Bell Marques marcou o primeiro dia do evento, arrastando uma multidão com as músicas clássicas, que são a cara do Axé Baiano. O mesmo vale para Daniela Mércury, que agitou a multidão cantando "Faraó, divindade do Egito". Também desfilaram no primeiro dia de evento a banda FIlhos de Jorge, Lincoln, Babado Novo e Silvanno Sales.
Na sexta-feira (19), segundo dia de Micareta, Malê e Olodum trouxeram a força dos afoxés para o circuito. Além disso, o pagodão baiano dominou a avenida com La Fúria, O Kanalha, Oh Polêmico e Pisirico, que arrastarão milhões de pessoas com os maiores hits do ritmo.
Para quem ama pagodão das antigas, o sábado (20) foi um dia perfeito. A pipoca do cantor Igor Kannário impressionou com um público que, além de conhecer as músicas na ponta da língua, não parou de pular por todo o circuito. Ainda no sábado, Timbalada embalou o público com os sucessos do grupo, movimento cultural representativo para todo o país.
A passagem dos trios pela Presidente Dutra foi encerrada no domingo (21), com as apresentações de Léo Santana, Ed City, Escandurras, É o Tchan, Swing do T10 e vários outros artistas.
O GG da Bahia reuniu uma imensidão de fãs, que acompanharam o trio até o final com muita animação. O repertório do artista caminhou entre as músicas que marcaram sua carreira solo e no Parangolé.
Já É o Tchan, reviveu a nostalgia com músicas que marcaram gerações, como "Brincadeira da Tomada" e "Bota a cara no Sol".
Mas a gama de artistas não são o único aspecto que impactou a cidade. A grande movimentação da população feirense e da atração de visitantes das cidades circunvizinhas é uma grande oportunidade para comerciantes locais.
"Feira de Santana é uma força. Principalmente para o comércio, a Micareta movimento de forma direta e indireta vários segmentos. Cada vez mais ela vem mostrando sua importância", destacou Thiago Canário, produtor de eventos que participou da organização da Micareta, sobre a relevância da festa para além da folia.
Micareta de Feira reuniu público eclético e de todas as idades
Jovens e adultos se misturaram no circuito Maneca Ferreira e aproveitaram atrações que passeiam entre o clássico e o moderno. De nomes referência como Daniela Mercury e Luiz Caldas, a artistas como Jovem Dex, trapper nascido em Feira de Santana e conhecido pelo Brasil como cantor do ritmo, a Micareta de Feira reuniu um público eclético nos quatro dias de evento.
As mudanças, tanto nas atrações quanto na estrutura da festa, não passaram despercebidas do público mais velho, que analisa positivamente o crescimento do evento.
Para Mica Farias, de 67 anos, que nasceu em Feira de Santana e acompanha festa desde cedo, o evento se tornou mais organizado e complexo. Apaixonada pela folia da Micareta, ela não perde nenhuma edição.
"Venho todos os anos. Nasci e me criei aqui, não posso perder nenhum dia. Eu amo a Micareta", comemorou a foliona, em entrevista ao iBahia.
Os melhores momentos da Micareta de Feira podem ser acessados através do canal doYoutube do iBahia.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!