A Fundação Hemoba promove uma campanha de mobilização de foliões para a Micareta de Feira de Santana, festa que acontece entre os dias 18 e 21 de abril. Para garantir o estoque de sangue durante o evento, a unidade móvel (hemóvel) atenderá no dia 11 de abril, das 8h às 16h, em frente ao Ambulatório do Hospital Clériston Andrade.
A coordenadora da Hemorrede da Hemoba, Iara Matos, convida os voluntários a comparecerem nas unidades fixas e móveis para garantir um estoque seguro para a folia e demais situações. “O fechamento da unidade no período da micareta pode comprometer o atendimento das demandas transfusionais dos hospitais da região, por isso contamos com a solidariedade do povo feirense para que façamos uma boa coleta prévia. Se necessário, contaremos no nosso plano de contingência com a unidade de Santo Antônio de Jesus e o Hemocentro Coordenador, em Salvador”, declara Iara.
Leia também:
Funcionamento da unidade Hemoba em Feira de Santana
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e cerca de 1.300 bolsas de sangue por mês, considerando a capacidade de coleta de 60 bolsas diárias.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e no sábado, das 7h30 às 12h30, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas e auxiliares de enfermagem.
A UTC presta também os serviços de expedição e compatibilidade de bolsas, com atendimento diário e ininterrupto durante 24 horas por dia. O local é destinado ao atendimento hemoterápico dos habitantes de Feira de Santana e dos 28 municípios da Região de Saúde, que abrange um total de 1.184.358 habitantes.
Veja os critérios para doação
- Tem que estar em boas condições de saúde
- Pesar acima de 50 kg
- Ter idade entre 16 e 69 anos
Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.
Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!