O lançamento da Bienal do Livro Bahia 2024 aconteceu na noite desta terça-feira (26), no restaurante de Tereza Paim, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O evento, considerado como um dos maiores do setor cultural e de literatura do país, será realizado entre os dias 26 de abril e 1° de maio no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Além de ter a Bahia como destaque, uma das novidades é a presença de mais de 170 autores, personalidades e artistas que produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos.
Mais de 200 marcas expositoras também estão confirmadas, inclusive as quatro principais editoras do país: Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Rocco e Globo Livros.
Leia também:
Este ano, a presença do público deve superar a edição anterior, quando o evento alcançou a marca de 90 mil visitantes, sendo 20 mil em um único dia. Pensando na inclusão da participação dos deficientes auditivos, todos os painéis e debates terão tradução em libras. Além disso, todas as áreas serão adaptadas para receber cadeirantes, inclusive as salas de conteúdo, o que garante ainda mais acessibilidade.
Vale pontuar que a programação cultural estará distribuída em três espaços: o Café Literário, a Arena Jovem e Espaço Infantil, que recebem curadorias, respectivamente, dos especialistas Josélia Aguiar, Schneider Carpeggiani e Mira Silva.
Os espaços estão ainda mais amplos. A Arena Jovem terá 440m e capacidade para acomodar 425 pessoas sentadas. Já o Café Literário praticamente dobrou de tamanho, em comparação com a edição 2022 da Bienal, passando de 200m para 375m2 e capacidade para 300 lugares. Por fim, o Espaço Infantil aumentou de 200m2 para 315m2, também em relação à edição anterior. Essas mudanças foram frutos de solicitações do próprio público baiano.
A Bienal do Livro Bahia é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia e pela Prefeitura Municipal de Salvador. Ela conta, ainda, com os patrocínios do Itaú e da BIC, os apoios do Salvador Shopping e da Rede Bahia, além do apoio institucional do Sindicato dos Editores de Livros (Snel). A realização e a organização são da GL events Exhibitions - divisão da multinacional francesa GL events.
Leia mais
- Baianos predominam na programação da Bienal do Livro 2024
- Bienal 2024 confirma a presença de Kaká Werá e Glicéria Tupinam
- Bienal do Livro Bahia 2024: confira programação completa do evento
Café Literário
O Café Literário levará à plateia diversas discussões sobre temas diário e que se cruzam com a literatura, como a violência e a segurança pública, sempre com o intuito de estimular propostas de soluções ao desenvolvimento.
Entre os nomes confirmados para essas conversas estão o autor baiano Itamar Vieira Jr, que lotou o espaço na edição passada; o escritor e conferencista Kaká Werá, fundador do Instituto Arapoty e membro da rede Ashoka de Empreendedores Sociais; Scholastique Mukasonga, escritora tutsi ruandesa, sobrevivente dos massacres da década de 1990; Vovô do Ilê, patrimônio vivo da cultura de origem africana no Brasil e criador da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê; Christian Dunker, pesquisador do conceito de patologia do social no contexto brasileiro; Glicéria Tupinambá, artista e liderança indígena.
A curadoria do Café Literário ficou a cargo da jornalista e escritora de Salvador Josélia Aguiar, que fez sua estreia como autora com a obra Jorge Amado - Uma biografia, vencedora do prêmio Jabuti, em 2019.
"Pensar a curadoria do Café Literário é pensar dentro de uma lógica transversal. Estamos falando sobre arte em geral. Literatura, música, cinema, cultura oral, cultura popular e muito mais atravessam o conteúdo do espaço e do próprio evento", explica ela, ao descrever o trabalho de escolha dos temas e dos convidados para o Café.
Arena Jovem
A Arena Jovem é o maior palco da Bienal do Livro Bahia e a programação será diversa, transitando entre o universo pulsante dos adolescentes e o irreverente mundo dos jovens adultos. O curador do espaço é Schneider Carpeggiani, doutor em Teoria Literária.
"A importância da Arena está em apresentar conteúdos que proponham reflexões sobre como a leitura nos torna cidadãos", destaca ele. A grade de atrações contará com nomes potentes da literatura e da cultura pop como Raphael Montes, Thalita Rebouças, Pedro Rhuas, Tatiana Amaral, Sue Hecker, Socorro Acioli, Paula Pimenta, Clara Alves e Elayne Baeta. Nomes como as cantoras Daniela Mercury e Zélia Duncan, o artista digital Pedro Vinicio, a influenciadora Lumena Aleluia, a apresentadora Rita Batista, o quadrinista André Dahmer e a atriz Bruna Lombardi também estão confirmados.
Além disso, está confirmada a presença do autor internacional Abdi Nazemian - Iraniano-americano que publicou cinco romances, incluindo "Like a Love Story" e "The Chandler Legacies". A obra mais recente do escritor é "Only This Beautiful Moment", vencedora do prêmio Stonewall de 2024, da American Library Association.
Espaço Infantil
Com o propósito de estimular a imaginação, a criatividade e o encantamento das crianças, o espaço infantil foi batizado de "Janelas Encantadas". A programação ampliará o conceito do livro para o campo das multilinguagens, fazendo uso de contação de histórias, parlendas e apresentação de autores e autoras, além de atividades como teatro, música e mágica.
Entre as atrações confirmadas estão Emília Nunez, Lázaro Ramos, Mágico Mingau, Lorena Ribeiro, Raí Santana e o Grupo Ereotá. O "Janelas Encantadas" terá ainda uma cenografia interativa e cuidadosamente pensada para o público infantil.
"É muito importante que elas, as crianças, se vejam representadas e que se sintam pertencentes ao espaço, envolvidas, afetadas e acolhidas", afirma Mira Silva, curadora do espaço.
"As Histórias que a Bahia Conta"
Com o tema "As Histórias que a Bahia Conta", a edição 2024 da Bienal do Livro Bahia terá a presença de pelo menos um participante baiano em todos os painéis, mesas de debates e demais atividades, seja um autor, uma personalidade ou um mediador.
Será, no total, 80% dos convidados da programação cultural naturais da Bahia.Nesse contexto, o objetivo é criar um espaço de celebração da representatividade e destaque para as histórias produzidas no estado.
Ingressos para a Bienal do Livro 2024
Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia 2024 já podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio do site oficial do evento. A entrada inteira custa R$ 30,00, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15,00.
Durante os dias do evento, de 26 de abril e 1° de maio, é possível comprar os tickets na bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.
Aline Gama | Mayra Lopes
Aline Gama | Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!