Já pensou em ter um gato recém-nascido com apenas 80 gramas e, com o passar dos anos, ele chegar aos 10 quilos e 1,30 metro? Pois o caso aconteceu com um casal de São Paulo, tutores do Xartrux, felino que tenta ser reconhecido pelo Guiness Book como o maior do mundo.
Márcia Oliveira e Jean Martins, tutores do gato, estiveram com ele no programa "Encontro", na manhã desta quinta-feira (7), ao lado do especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, onde falaram sobre o gato gigante.
Leia também:
"Ele quando era filhote, ele foi o menorzinho da ninhada, nasceu com 80 gramas. Foi um crescimento descomunal, acima da média", explicou Jean.
Xartrux é da raça maine coon, conhecida por machos grandes e fêmeas menores, além de ser considerada uma raça dócil e carinhosa que pode chegar a custar R$12 mil.
Apesar dos machos já serem grandes por conta da raça, o crescimento de Xartrux foi acima do normal, já que a média é de 1,10 metro. No programa Alexandre Rossi explicou os cuidados maiores que uma raça desse porte necessita.
"Mais comida, mais areia, mais cuidado como, por exemplo, é importante escovar os dentes deles pois a raça tem uma maior tendência a desenvolver problemas com a gengiva", disse.
Xartrux tenta recorde no Guinness Book
Márcia Oliveira explicou que já fez a inscrição do bichano para o Guinness Books e aguarda um retorno da premiação para que seja validado, ou não, o recorde. O maior gato vivo atual mede 1,19 metro.
"Nós fizemos a inscrição dele agora no mês de janeiro, no site do Guinness, e estamos esperando dar as 12 semanas que eles nos enviam a confirmação pedindo os requisitos para gente conseguir e mandar para eles", explicou.
"No caso seria a medição oficial dele por um juiz, o Xartrux quando ele tá relaxado ele chega a ter 1,30m. Ele hoje está com 10,3 kg", completou.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!