Um caso inusitado marcou a medicina veterinária na Irlanda no último mês. Afinal, um peixe-dourado, de 17 anos, foi submetido a uma cirurgia pioneira para retirar um tumor na cabeça. Merlin, de apenas 7,5cm de comprimento, passou pelo procedimento em Dublin, capital do país europeu.
Os tutores do animal ficaram preocupados quando ele apresentou um caroço na cabeça e parou de se alimentar. Dessa forma, procuraram ajuda e receberam a notícia de que o peixe teria que ser operado. Merlin recebeu anestesia geral antes que a veterinária Emer O'Reilly retirasse o tumor, segundo o "NY Post".
Leia também:
"O tutor de Merlin temia que ele tivesse que ser sacrificado, mas mencionamos a opção de tentar remover o crescimento, que suspeitávamos ser um tumor. A cirurgia em si foi bem simples, mas este foi nosso primeiro caso de administração de anestesia geral em um peixe, o que certamente foi desafiador", afirmou a especialista.
Emer O'Reilly explicou como foi feito o procedimento de sedação do animal.
"A parte complicada foi colocar Merlin no plano correto de anestesia, movendo-o para diferentes banhos de água com diferentes níveis de anestésico adicionados à água. Essa abordagem cuidadosa finalmente ajudou Merlin a dormir enquanto a água anestesiada passava por suas guelras. Então comecei a desinchar o tumor e remover o máximo que pude, enquanto a enfermeira veterinária Sarah White monitorava constantemente a profundidade da anestesia", destacou a veterinária, antes de completar:
"O outro problema era que o tumor cobria uma área bastante grande de fixação à pele, então não conseguimos removê-lo completamente. Isso significa que é provável que ele volte a crescer, mas os tutores estão felizes que Merlin não precisou ser sacrificado e agora pode comer normalmente".
Merlin, agora, está recuperado e nadando normalmente no aquário da família. E o melhor de tudo: sem sequelas, o que animou a veterinária e os tutores.
Mauricio Louro
Mauricio Louro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!