O mês de outubro é marcado pelas campanhas de prevenção ao câncer de mama nas mulheres, mas os nossos pets também podem ser vítimas da doença. E para chamar atenção para esse problema, acontece no próximo dia 22, a 9ª edição da campanha Outubro Rosa Pet Bahia. De acordo com a médica veterinária Alessandra Estrela Lima, que também é professora da Ufba e coordenadora do núcleo de pesquisa em oncologia mamaria da instituição, as atividades serão realizadas das 8h da manhã ao meio-dia no Hospital Veterinário da UFBA, em Ondina, e vão ser destinadas aos tutores.
"O tutor pode levar seu animal para ter informação a respeito da prevenção, ele pode levar seu animal pra aprender a fazer o toque amigo, ele pode levar o seu animal se ele já tiver um nódulo pra que a gente faça então a avaliação oncológica, e ele pode também - como às vezes acontece - retonar com seu animal para partilhar com outras pessoas o conhecimento de que fez o tratamento, de que deu certo, de que é possível", disse ela.
Leia também:
Um dos objetivos do evento é a prevenção, e a médica veterinária lembra da importância do toque amigo, que é algo que o próprio tutor deve fazer para verificar a existência de algum nódulo suspeito no pet.
"Um dos principais objetivos do Outubro Rosa é exatamente fornecer informação para estimular a prevenção e o dianóstico precoce. E nesse sentido o toque amigo pode ser feito pelo tutor, em casa, ele pode apalpar as duas cadeias mamárias uma de cada vez, delicadamente, buscando por alterações por menor que seja, até um grão de arroz", disse Alessandra.
De acordo com Alessandra, dados gerais apontam que a cada 10 tumores em gatas, 9 são malignos. Em relação a cadelas, a cada 10 fêmeas, 5 desenvolvem nódulos e metade delas apresenta tumor maligno e metástase. Apesar dos números ainda assustarem, segundo doutora alessandra estrela, há boas notícias.
"A gente está vendo que os tutores, cada vez mais, eles estão levando os animais mais precocemente. Antes a gente tinha a predominância de tumores grandes, maiores do que 5 cm. Hoje, a gente está na casa dos 3 a 5 cm. Então, credita isso a informação e a busca do tutor pelo veterinário."
A melhor forma de prevenir o aparecimento do câncer de mama é oferecer ao seu animal bons hábitos de vida e se puder, realizar a castração.
"Nós, orientamos que essa castração seja feita sempre após o primeiro extro ou cio do animal. Existem algumas raças onde a gente precisa ter um cuidado especial, por que algumas pesquisas mais atuais fornecem uma faixa diferente de idade para essa castração. Outro destaque para a prevenção também é a obesidade, que tem relação direta ao crescimento do tumor com a progressão", destacou.
Vale lembrar, que o Hospital Veterinário da UFBA, localizado na Avenida Milton Santos, em Ondina, possui um Núcleo de Pesquisa em Oncologia Mamária que atua no atendimento de cadelas e gatas. O atendimento é feito por agendamento através do telefone: 3283-6728.
Leia mais sobre iBicho! no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!