Em 15 dias de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário já atendeu aproximadamente 1,1 mil cães e gatos. A unidade distribui 40 senhas por dia. No entanto são recebidos, em média, 60 animais diariamente já que há atendimentos por urgência e emergência.
O atendimento eletivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados das 8h às 12h, apenas para consultas de retorno. Para internamento e urgências, a unidade funciona 24h por dia.
Leia também:
“No caso de quem possui mais animais, um dia ele deve trazer o caso mais grave, no outro dia, o segundo mais grave e assim por diante. O limite mensal não é estabelecido, mas diariamente é pedido que se traga um animal por CPF cadastrado. Para ser atendido, é preciso obter as senhas, que são distribuídas diariamente a partir das 8h” explica a diretoria de Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda.
Os demais casos passam por triagem para saber a gravidade do problema. Se não forem situações de urgência e emergência, os donos são instruídos a retornar no dia seguinte e pegar nova senha.
Consultas e procedimentos oferecidos pelo Hospital Municipal Veterinário
Estão sendo disponibilizados atendimentos de médico veterinário clínico e serviço de hospital dia, o que vai permitir, por exemplo, internamentos para tratar casos graves, inclusive com ala de isolamento para infecciosos.
A emergência funciona de forma ininterrupta com equipes de saúde e cirurgião de prontidão. São realizadas consultas, cirurgias, exames de média e alta complexidade, a exemplo dos laboratoriais, raio-x e ultrassom.
Especialidades disponíveis para os pets
O espaço conta ainda com especialistas em áreas como ortopedia, oftalmologia e reprodução. Além do posto de vacinação antirrábica e teleconsulta entre um médico veterinário e o tutor.
Estrutura do Hospital
São ao todo 70 leitos, em uma estrutura de dois andares e uma área de 1,4 mil metros quadrados. Para a construção do equipamento, foram investidos R$14 milhões. Porém, para o funcionamento do hospital, a Prefeitura vai destinar quase R$1 milhão por mês.
O HPVet é administrado pela Diretoria de Proteção Animal de Salvador, que faz parte da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!