Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
iBicho!

Golfinho é encontrado morto em praia de Salvador; veja vídeo

Golfinho estava enrijecido e com furos no corpo. Pico da presença das baleias e outros animais marinhos na Bahia é entre os meses de julho e setembro

Mayra Lopes • 13/06/2024 às 17:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um golfinho foi encontrado morto na areia da praia da Pituba, na orla de Salvador, na noite da quarta-feira (13). O animal marinho estava enrijecido e com furos no corpo, o que chamou atenção os banhistas e moradores.


				
					Golfinho é encontrado morto em praia de Salvador; veja vídeo
Golfinho estava enrijecido e com furos no corpo. Foto: Reprodução/PM-BA

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a denúncia de morte do animal foi feita por volta das 21h50. A área foi isolada por conta da constatação do fato.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Agentes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) estiveram no local e acionaram as entidades competentes para remoção do golfinho.


				
					Golfinho é encontrado morto em praia de Salvador; veja vídeo
Golfinho estava enrijecido e com furos no corpo. Foto: Reprodução/PM-BA
Golfinho é encontrado morto em praia de Salvador; veja vídeo Vídeo: Divulgação / PM

Temporada de golfinhos e baleias jubarte

Duas baleias jubarte foram vistas no dia 30 de maio na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, por um grupo de mergulho. Os mamíferos estavam na região do porto da capital baiana.

Segundo Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, instituição que trabalha na pesquisa, monitoramento e preservação da espécie, esse foi o primeiro registro informado ao projeto nessa temporada na capital baiana. Trata-se de duas baleias adultas.


				
					Golfinho é encontrado morto em praia de Salvador; veja vídeo
Duas baleias jubarte foram vistas no dia 30 de maio na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador,. Foto: Reprodução/TV Bahia

De acordo com Gustavo, esse é o registro mais precoce de um baleia jubarte, em Salvador, que o projeto tem notícia desde que começou o trabalho de monitoramento no estado.

O projeto trabalha com a previsão de início de temporada das baleias jubarte para observação, em Salvador, sempre no mês de julho, segundo publicação do g1 bahia. No entanto, nos últimos anos, elas têm se mostrado um pouco mais apressadas.

Todos os anos, as baleias e outros animais marinhos trocam as águas geladas da Antártida pelas águas calmas e quentes do litoral brasileiro para acasalarem e reproduzir.

“Já tem bastante. À medida que a população vai crescendo, elas vão se distribuindo [pelo litoral brasileiro]. Não sabemos dizer, ainda, porque essas apressadas chegaram aqui. Nos últimos anos, tem se observado a chegada delas sempre mais cedo, mas ainda não se sabe o motivo. São hipóteses ainda, a gente tem que fazer várias observações pra gente fazer qualquer interpretação”, explicou Gustavo ao G1.

De acordo com Gustavo, o pico da presença das baleias na Bahia é entre os meses de julho e setembro. Em outubro, fim da temporada, elas já começam a voltar para a Antártida.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!