icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Prevenção

Doenças renais em pets: universidade faz ação no sábado (27)

Objetivo é alertar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce para evitar quadros graves em animais de estimação

foto autor

Gabriela Braga

26/05/2023 às 7:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Doenças renais em pets: universidade faz ação no sábado (27)
Divulgação

Neste sábado, dia 27 de maio, a Clivet - Clínica Veterinária da Universidade Salvador (UNIFACS) vai realizar uma ação para alertar sobre a importância da prevenção das doenças renais e sobre os riscos desse tipo de doença em pets. As enfermidades podem resultar em quadros de insuficiência, cálculo renal, tumores e, até mesmo, provocar a morte dos animais.

De acordo com Simone Freitas, veterinária e coordenadora da clínica, a doença renal pode provocar alguns sintomas, mas as vezes o problema é descoberto nos exames de rotina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

“Essa doença pode ser silenciosa, por isso é necessário que o tutor faça o check-up anual do animal. Porém, quando a doença está num estágio mais avançado, que o rim já não consegue cumprir sua função, é possível observar um animal com menos apetite, mais cede, fazendo mais xixi, isso no estágio inicial. A gente pode observar também em um estágio mais avançado, um animal mais letárgico, com vômitos constantes. E em um estágio super avançado, a gente observa esse animal sem conseguir beber mais a quantidade de água que ele beberia e também sem conseguir fazer xixi”, detalha.

Sobre se há cura para doença renal crônica em pets, a professora afirma que a depender do avanço da doença não tem, entretanto, é possível amenizar os sintomas e dar qualidade de vida ao animal.

“Cura, se for uma doença renal crônica, nas causas agudas, as vezes a gente consegue reversão. Mas quando 75% do rim tiver comprometido, a gente não consegue a cura, mas sim amenizar os sintomas e dar qualidade de vida para o animal. Desde a nutrição, porque ele vai ter uma alimentação diferenciada, aos cuidados relacionados a hidratação do animal. Tudo isso passa a fazer parte da nova rotina do animal”, explica a médica.

Vale destacar que animais de qualquer idade podem ser acometidos por doenças renais. Além disso, a atenção com os gatos deve ser redobrada.

“A gente acaba pegando casos mais graves nos gatos porque eles não demonstram logo que estão com sinais relacionados a doença, além de beber pouca água. A gente usa estratégia desde cedo, como dar alimentos mais úmidos para os gatos. Por exemplo, se for ração, sempre intercalar com a ração úmida, para que ele faça a ingestão de água, além de fazer gelinhos de caldo de carne. Tudo isso faz com que o gato consiga ingerir mais água”, diz Simone.

Todas as orientações serão passadas por profissionais no evento deste sábado. A iniciativa acontece das 8h às 12h, na Clivet, localizada na Boca do Rio. Agendamento e outras informações estão disponíveis pelo WhatsApp (71) 3203-2649.

Serviço

Prevenção de doenças renais em pets

Quando: 27 de maio, sábado, das 8h às 12h

Onde: Clivet UNIFACS (Av. Jorge Amado, 674 - Boca do Rio, Salvador)

Agendamento: Através do WhatsApp (71) 3203-2649

Ouça o áudio Ouça a reportagem completa
00:00
Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em iBicho!