Assim como acontece nos humanos, outros animais também podem ter câncer de mama. Pensando nisso, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) realiza durante todo o mês de outubro a campanha Outubro Rosa Pet.

A ação alerta sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama e doenças no sistema reprodutor de cadelas e gatas e oferece serviços de triagem para identificação de nódulos e orientação para os tutores.
Leia também:

Conheça história de baiana que enfrentou câncer de mama na gravidez

Centro Médico São Rafael realiza campanha Outubro Rosa em Salvador

Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama

Bahia recebe ação gratuita de conscientização sobre câncer de mama
Médica veterinária e coordenadora da Clivet UNIFACS, Simone Freitas informa que a campanha vai ensinar aos tutores de cadelas e gatas como realizar o toque amigo, exame que ajuda a identificar pequenos nódulos nas mamas dos animais.
“Os tumores mamários podem ser detectados a partir do exame de palpação das cadeias mamárias. O tutor deve palpar cada glândula e os seus intervalos procurando nódulos do tamanho de um grão de arroz ou feijão”, orienta a especialista.
Caso um nódulo seja identificado, independentemente da consistência, é preciso procurar ajuda de médico veterinário para diagnosticar o paciente e, se necessário, encaminhá-lo ao tratamento cirúrgico.
Conforme Simone Freitas, o tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas é sempre cirúrgico. “É preciso realizar a cirurgia de remoção do tumor para encaminhar o material à biópsia, assim, é possível definir a necessidade do tratamento quimioterápico”, explica.
Prevenção
Cadelas e gatas com idade entre 6 e 11 anos têm mais propensão a desenvolver câncer de mama e doenças no sistema reprodutor, como hiperplasia mamária e piometra.
A professora ressalta que as visitas frequentes ao médico veterinário, de acordo com a idade do pet, é uma forma de prevenção. Além das consultas regulares, uma das formas de prevenir a doença é não aplicar injeções anticoncepcionais para evitar o cio do animal já que esse é um fator de risco para a ocorrência da neoplasia mamária.
“Além disso, o ideal é manter o peso adequado do pet, pois a obesidade também é um fator de risco”, complementa Simone Freitas.
Outra forma de precaução contra a doença é a castração. Simone indica que o melhor período para realizar o procedimento em cadelas e gatas é entre o primeiro e o segundo cio.
“Isso evitará exposição hormonal desnecessária a cada ciclo estral, o que pode ser, também, um fator de risco. Ainda há uma vantagem adicional em escolher castrar, pois previne doenças reprodutivas, como a piometra, que é uma infecção uterina”, destaca.
Serviço:
O que: Outubro Rosa Pet
Quando: Durante todo mês de outubro de 2023, de segunda a sábado
Horários: Segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 08h às 12h.
Agendamento e outras informações: WhatsApp (71) 3203-2649

Da Redação
Da Redação
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
