Assim como acontece nos humanos, outros animais também podem ter câncer de mama. Pensando nisso, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) realiza durante todo o mês de outubro a campanha Outubro Rosa Pet.
A ação alerta sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama e doenças no sistema reprodutor de cadelas e gatas e oferece serviços de triagem para identificação de nódulos e orientação para os tutores.
Leia também:
Médica veterinária e coordenadora da Clivet UNIFACS, Simone Freitas informa que a campanha vai ensinar aos tutores de cadelas e gatas como realizar o toque amigo, exame que ajuda a identificar pequenos nódulos nas mamas dos animais.
“Os tumores mamários podem ser detectados a partir do exame de palpação das cadeias mamárias. O tutor deve palpar cada glândula e os seus intervalos procurando nódulos do tamanho de um grão de arroz ou feijão”, orienta a especialista.
Caso um nódulo seja identificado, independentemente da consistência, é preciso procurar ajuda de médico veterinário para diagnosticar o paciente e, se necessário, encaminhá-lo ao tratamento cirúrgico.
Conforme Simone Freitas, o tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas é sempre cirúrgico. “É preciso realizar a cirurgia de remoção do tumor para encaminhar o material à biópsia, assim, é possível definir a necessidade do tratamento quimioterápico”, explica.
Prevenção
Cadelas e gatas com idade entre 6 e 11 anos têm mais propensão a desenvolver câncer de mama e doenças no sistema reprodutor, como hiperplasia mamária e piometra.
A professora ressalta que as visitas frequentes ao médico veterinário, de acordo com a idade do pet, é uma forma de prevenção. Além das consultas regulares, uma das formas de prevenir a doença é não aplicar injeções anticoncepcionais para evitar o cio do animal já que esse é um fator de risco para a ocorrência da neoplasia mamária.
“Além disso, o ideal é manter o peso adequado do pet, pois a obesidade também é um fator de risco”, complementa Simone Freitas.
Outra forma de precaução contra a doença é a castração. Simone indica que o melhor período para realizar o procedimento em cadelas e gatas é entre o primeiro e o segundo cio.
“Isso evitará exposição hormonal desnecessária a cada ciclo estral, o que pode ser, também, um fator de risco. Ainda há uma vantagem adicional em escolher castrar, pois previne doenças reprodutivas, como a piometra, que é uma infecção uterina”, destaca.
Serviço:
O que: Outubro Rosa Pet
Quando: Durante todo mês de outubro de 2023, de segunda a sábado
Horários: Segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 08h às 12h.
Agendamento e outras informações: WhatsApp (71) 3203-2649
Da Redação
Da Redação
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!