Um levantamento feito pelo Programa de Monitoramento de Quelônios da Veracel, empresa de celulose localizada em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, registrou 18.656 ovos e o nascimento de cerca de 11 mil filhotes de tartarugas marinhas na região.
A última temporada reprodutiva das espécies existentes no local, ocorreu entre os meses de setembro de 2022 e abril de 2023. O grupo de pesquisa levantou 222 ocorrências reprodutivas durante a temporada. Na maioria da das ocorrências, o monitoramento registrou o momento em que as tartarugas que preparam o ninho para a colocação dos ovos.
Leia também:
Após esse registro, o monitoramento foi capaz de localizar os pontos de desova e a avaliar a permanência do ninho no local originalmente escolhido pela fêmea. Em caso de risco, membros da equipe especializada moveria os ovos para um local seguro na mesma praia.
No Brasil, existem cinco espécies de tartarugas marinhas que já tiveram registro de desova na região de monitoramento coberta pela Veracel. Nesta temporada, os ninhos da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foram os mais predominantes.
Em seguida, vieram os ninhos de tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e de tartaruga-verde (Chelonia mydas). Tanto a tartaruga-oliva quanto a tartaruga-cabeçuda, constam na Lista Nacional das Espécies Ameaçadas de Extinção, nas categorias Vulnerável e Em Perigo (Portaria MMA Nº 148, de 7 de junho de 2022), respectivamente. Ainda este ano, também houveram ninhos de espécies que não puderam ser determinadas.
Eventos não reprodutivos
Com relação aos eventos não reprodutivos (encalhes), a temporada 2022/2023 registrou 50 ocorrências. Entre elas, 46 da espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas), uma da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), e três tartarugas não identificadas.
Com o objetivo de ajudar os animais que passem por esse tipo de problema, um Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas foi instalado no Terminal Marítimo de Belmonte. O espaço também é uma propriedade da Veracel e é o primeiro da região. O espaço tem capacidade para reabilitar até quatro animais ao mesmo tempo.
O local é o único na região autorizado a reabilitar esses animais para que possam ser reinseridos no meio ambiente. A inauguração formal do espaço ainda não aconteceu.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!