A carcaça de uma baleia jubarte foi encontrada na areia de uma praia do município de Una, no sul da Bahia. O animal foi achado com marcas de mordidas de tubarão, no domingo (24).
De acordo com o veterinário e coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, o mais provável é que a baleia tenha encalhado e, só depois, servido de alimento para o tubarão.
Leia também:
"A carcaça estava em decomposição, então ela provavelmente encalhou por algum fator e morreu, e aí depois o tubarão se aproveitou da carcaça, o que é algo comum de acontecer", explicou.
Ainda segundo o veterinário, ainda não é possível afirmar qual foi a espécie exata do tubarão que se alimentou da carcaça. Apesar disso, o mais provável é que tenha sido um tubarão-tigre, bem comum na região nordeste do Brasil.
Milton Marcondes pontuou também que neste ano foram contabilizados 90 encalhes de baleias no Brasil, sendo 30 deles na Bahia. No ano passado, o número total de encalhes ao longo do ano no país foi de 108.
A quantidade de encalhes registrada é considerada normal. Conforme explicado pelo veterinário, os registros devem diminuir a partir do mês de outubro, quando a temporada de reprodução vai chegando ao fim.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!