Dois cachorros foram resgatados dentro de um carro na Baixa de Quintas, em Salvador, nesta sexta-feira (12). Segundo informações dos moradores, passadas ao Corpo de Bombeiros, os animais foram deixados no veículo desde quarta-feira (10).
Os moradores da região denunciaram a situação. Além dos animais que estavam no carro, um morador afirma que a tutora dos cães tem uma casa alugada no bairro onde vivem outros animais.
Leia também:
Durante a ocorrência, os bombeiros encontraram com a tutora que contou aos militares que a intenção dela era retirar os cachorros da rua. Apesar disso, devido às péssimas condições em que os animais estavam, os pets foram retirados do local e levados para o Hospital Municipal Veterinário.
A lei brasileira que é o principal instrumento de proteção aos animais no Brasil é a Lei Federal 9.605/98. A Lei de Crimes Ambientais prevê que é crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".
A pena para esses crimes é de três meses a um ano de prisão e multa, que pode ficar mais cara caso o animal morra.
Outros cachorros resgatados em Salvador
Um cachorro foi jogado de cima de um viaduto de 15 metros de altura, no bairro da Baixa de Quintas, nesta quinta-feira (11), em Salvador. Ninguém foi preso.
O animal foi socorrido pelo líder comunitário Alisson Gomes, que acompanhava uma obra no local. Em um vídeo gravado por ele, é possível ver o cachorro, de pelagem preta e coleira vermelha, chorando na parte de baixo do viaduto da Via Expressa. O cão estava machucado e se arrastou ao tentar sair do local.
Na quarta-feira (10), um cachorro da raça pitbull atacou outro cão em trecho da Avenida Oceânica, no bairro da Barra. A tutora do cachorro atacado lutou contra o pitbull para tentar salvar o animal, pessoas que passavam pelo local também ajudaram a separar os dois. O momento foi registrado por um morador do bairro.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!