icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Veja o copo ideal para cada estilo de cerveja

Comemore o Dia Internacional da Cerveja sabendo o máximo sobre essa bebida

foto autor

Redação iBahia

02/08/2018 às 21:02 • Atualizada em 31/08/2022 às 13:39 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Nesta sexta-feira, dia 03 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. Para aproveitar ao máximo o dia com os amigos, o ideal é conhecer um pouco sobre qual o melhor copo ou taça para cada estilo da bebida. O mestre cervejeiro Leon Maas, da cervejaria Ambev, listou os principais tipos.

Foto: Reprodução


1. Caldereta (350 ml): é o copo tradicional do chope. O topo largo permite a presença de um generoso colarinho – a bela camada de creme espesso é a assinatura dos melhores bares de chope do Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Foto: Reprodução


2. Garotinho (210 ml): tem o mesmo formato da caldereta, porém o volume é um pouco menor. Ideal para quem bebe devagar e não quer deixar o chope esquentando em um copo grande.

Foto: Reprodução

3. Copo americano (190ml): o copo oficial dos botequeiros. É ainda um pouco menor do que o garotinho e tem a lateral canelada. O tamanho permite dividir uma garrafa de 600 ml entre quatro pessoas.

Foto: Reprodução


4. Pint (400ml): o termo inglês pint identifica tanto uma medida de volume – 567 ml na Inglaterra, 472 ml nos Estados Unidos – quanto o formato do copo mais usado para se beber cerveja nos pubs. Por tradição, ele é largamente usado para cervejas de estilos ingleses, irlandeses e americanos.

Foto: Reprodução


5. Weiss (670ml): copo longo e estreito, com boca ampla, feito especialmente para as cervejas de trigo alemãs – o estilo weissbier. Ele é grande para poder acomodar todo o conteúdo de uma garrafa de Weiss, que geralmente tem 500 ml, com a levedura que decanta no fundo e a camada de densa espuma que se forma no topo.

Foto: Reprodução


6. Tumbler (400ml):
copo robusto, feito com vidro espesso – uma vantagem para os donos de bar, já que pode ser lavado e empilhado com risco menor de quebrar. No mundo cervejeiro, ele foi adotado pela witbier, a leve e condimentada cerveja de trigo belga. A boca larga libera todos os aromas desse estilo, que costuma ser feito com a adição de casca de laranja e sementes de coentro.

Foto: Reprodução

7. Taça com haste: várias ales belgas – cervejas intensas e potentes – adotam as taças de cristal com haste e base. O formato da boca do cálice quando mais estreito concentra os aromas da bebida e permite que você beba a cerveja aos poucos, como um vinho, e com o apoio da haste, sem que o calor de sua mão aqueça demais o líquido.

Taça com haste curta (Foto: Reprodução)

8. Snifter: esta é a taça ideal para cervejas muito aromáticas, fortes e complexas, tipo a Wäls. Sua boca estreita retém as substâncias aromáticas e as libera aos poucos. O bojo se encaixa perfeitamente na palma da mão: você segura a haste entre os dedos e aquece lentamente a bebida para degustá-la com calma e com o aumento da temperatura liberar ainda mais os aromas.

Foto: Reprodução
Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia