Ser adepto do veganismo ou sofrer de intolerância a lactose torna, por vezes, a execução de certas receitas complicada, devido a limitação de ingredientes. No entanto, existe uma saída para isso: a água com gás.
o uso da água gaseificada é uma alternativa eficaz para substituir itens nas receitas gastronômicas tradicionais, além de ajudar com aspectos de textura que às vezes podem ser difíceis de atingir com leite ou água comum. A SodaStream, marca de gaseificar água em casa, apresenta algumas opções de uso da água gás na cozinha:
Bolos veganos
A água gaseificada pode substituir leite e ovos nas receitas de bolo tradicionais. As bolhas de gás vão implodindo enquanto o bolo assa e, assim, o impedem de ficar seco, criando uma textura macia e aerada.
Massas simplistas
Massas como as de crepe, waffles e panquecas também podem ter a alteração nos ingredientes sem sofrer nenhuma alteração negativa no sabor - que vem, primordialmente, dos recheios e acompanhamentos. Para quem quer fazer crepes em casa, mas não tem leite ou não pode consumi-lo, a água com gás é um bom substituto. Além disso, as bolhas causam um efeito crispy delicioso quando chegam ao calor da frigideira. Dica: o efeito crispy que a água com gás promove também pode ocorrer nos ovos mexidos, para quem quer uma consistência aerada, fofa por dentro, mas, ainda, crocante por fora.
Sopas
A maior surpresa na lista é a sopa - mais especificamente a sopa de bolinhos Matzá, típica da culinária judaica e servido na tradicional festa Pessach. A água com gás pode substituir os ovos na receita dos bolinhos, criando uma textura aerada que não desaparece em contato com líquido da sopa.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!