O ceviche é uma receita peruana de peixe cozido no limão durante apenas cinco segundos, temperado com pimenta, cebola roxa e coentro. Como não é preparado no fogo, o prato é típico dos pescadores, que costumavam fazer o ceviche no próprio barco. Há cerca de dez anos, a iguaria invadiu as mesas peruanas e as cevicherias começaram a aparecer no país.
Agora é a vez do Brasil. Salvador já ganhou o seu primeiro restaurante especializado no ceviche e também é possível encontra-los em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
Para preparar um ceviche perfeito, pescados frescos são muito importantes, já que serão degustados ainda crus (por causa disso, os peruanos só costumam comer o prato durante o dia). O caldo que se forma do tempero se chama leite de tigre e, segundo a lenda peruana, quem o consome ganha a força do animal.
O ceviche tradicional é servido com choclo, que é um tipo de milho enconrado no Peru, mais claro e maior do que o brasileiro; e camote, uma batata de cor laranja. Os peixes mais indicados para o preparo são o bonito e o linguado, e a parte usada na receita é o lombo, que é mais suculenta do que as demais.
Para acompanhar, o indicado é o pisco sauer, bebida também peruana. Mas a cerveja, bebida querida pelos brasileiros, também tem boa harmonização com o ceviche.
Ingredientes:300 g de cebola roxa Pimenta picada a gosto 1 kg de linguado 18 limões Sal
Modo de preparo:Colocar o peixe fresco em uma travessa funda própria para ceviche. Nesta travessa, levar o peixe com a cebola cortada em formato juliana. Temperar com um punhado de sal, misturar com a mão, adicionar a pimenta picada, adicionar o suco dos 18 limões espremidos e o ceviche está pronto. Para decorar o prato, pode-se usar milho, batata doce e folhas de alface.
Receita: Tudo Gostoso
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade