Receber amigos em casa é um costume crescente entre os brasileiros. Nessas reuniões, não podem faltar petiscos e, claro, boa bebida. Quem gosta de se aventurar na pela gastronomia pode aproveitar a oportunidade para aprender a preparar drinks elaborados com ingredientes simples, encontrados na maioria das cozinhas. Fazer drinks em casa é uma boa opção para quem quer servir algo além da cerveja e ainda impressionar os amigos. Quem quer se descobrir como mixologista, deve estudar um pouco sobre as bebidas que tem em casa antes de começar, para saber com o que combinam e que tipo de drink pode ser preparado com elas. "A grande sacada é ser criativo e usar o que tem disponível na cozinha", diz o mixologista André Porto, do Black Bar.
Geralmente, um coquetel é formado por três elementos: um destilado, um modificador (que pode ser suco de frutas, refrigerante, água tônica, etc) e um complemento (geralmente licores, que dão sabor e cor à bebida). "Minha dica é usar menos ingredientes e fazer misturas simples, combinando até quatro elementos", completa André.
O bar de casa não precisa estar sempre cheio de bebidas para que se prepare bons coquetéis. Segundo André, o importante é ter à disposição uma vodka, que é um destilado base, alguns licores, sucos e um bitter como a Angostura, por exemplo, que é amarga e dá um toque de personalidade à bebida. Para ajudar quem está começando, André Porto preparou dois drinks com ingredientes que geralmente temos à disposição, uma caipirinha gourmet e o Alexander.
Quem já tem mais prática na mixologia pode tentar fazer o drink criado por André especialmente para o iBahia, que foi batizado com o nome do portal. A bebida é feita com espumante e finalizada com uma espuma especial feita em um sifão com geleia de gengibre e suco de limão siciliano. Confira:
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade