A cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, será sede de um evento que promete uma experiência única para os amantes da culinária e da cultura local. O 18º Festival Gastronômico e Cultural de Prado tem como tema “Sabores do Sertão ao Mar”, e acontece de 10 a 20 de outubro.
Além de Prado, o evento também acontecerá nas localidades de Corumbau, Guaratiba e Cumuruxatiba. O objetivo é celebrar a diversidade culinária e cultural da região, oferecendo aos participantes uma viagem gastronômica na tradição local.
Leia também:
Além disso, o festival quer destacar o compromisso com a sustentabilidade e a valorização da agricultura familiar. Reconhecido como um dos principais eventos da Costa das Baleias, ele enfatiza a importância de fortalecer a produção local, assegurando que produtos frescos, cultivados pelos agricultores da região, cheguem diretamente às mesas dos restaurantes e aos visitantes.
O evento contará com atividades para todas as idades e públicos, com cozinha show, show bar, cozinha kids, cozinha a 4 mãos, degustação de pratos, circuito gastronômico, sistema exclusivo de votação, sorteios, feira da economia criativa, feira da agricultura familiar, apresentações culturais e shows de bandas regionais.
Além disso, ao votar nos seus pratos favoritos, o visitante concorre a mais de 300 brindes oferecidos pelos estabelecimentos participantes.
Com a colaboração de 56 empresas locais, o festival oferecerá um cardápio variado, com 67 pratos divididos em 7 categorias. Há opções que vão desde pratos principais e petiscos até sobremesas irresistíveis e drinks inovadores. Os valores dos pratos variam de R$ 15 a R$ 90.
Festival Gastronômico de Prado: veja lista de restaurantes participantes
- Restaurante Aldeia Gurita;
- Barraca Maricota;
- Restaurante Ema;
- Restaurante Casa de Minas;
- Gelato Café;
- Aldeia Etnoturismo Tiba;
- Restaurante do Hermes;
- Restaurante Pimenteira da Vila;
- Barraca Porto Belo;
- Manzuko Beach Club;
- Cabana da Lagoa;
- Restaurante Sorriso Baiano;
- La Vera Pizzeria;
- Bendito Bar;
- Biribiri Gastrobar;
- Bar e Lanchonete Italiana;
- Armazém Restaurante;
- Restaurante Banana da Terra;
- Empório da Tapioca;
- Bahiamar Bar e Restaurante;
- Hamburgueria 170;
- Cabana dos Baianos;
- Cabana da Alda;
- Restaurante Japa do Beco;
- Cabana 51;
- Camarote da Barra;
- Cahy Praia Hotel;
- Cabana Costa Magica e Paulista;
- Colegial Restautante;
- Restaurante do Meu Rei;
- Cabana 51;
- Japa do Beco;
- Nikkei Sushi;
- Restaurante Cangaceiros do Prado;
- Restaurante Quintal da Praia;
- Pede Bis Pizzaria;
- La Bella Pizzaria;
- Camarote da Barra;
- Sorveteria 40 sabores;
- Cabana da Preta;
- Padaria Paraíso;
- Mangaba Artesanal;
- Restaurante Sabor da Bahia;
- Petiscu’s Petiscaria e Restaurante;
- Choperia e Pizzaria Jubiabá;
- Luau Lanches;
- Wonder Burger;
- Mangata Gastronomia;
- Malibu Beach;
- Point da Dora;
- Moquém Pascoal;
- Vanilla Gelateria;
- Restaurante Terraço Atlântico;
- Mescolare Pub;
- Restaurante Neo Cicerone;
- Mangata Gastronomia;
- Restaurante Jubiaba.
Cozinha Show terá chefs renomados no festival gastronômico em Prado
O grande destaque do festival é a Cozinha Show, onde chefs renomados, convidados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), apresentarão um espetáculo de criatividade e sabor. De acordo com a organização, ingredientes frescos, receitas inovadoras e técnicas tradicionais vão se combinar para criar pratos que são verdadeiras obras de arte.
E a diversão não termina aí: o festival também contará com música ao vivo, apresentações culturais e uma feira de economia criativa e agricultura familiar, permitindo que o visitante conheça de perto o trabalho dos produtores locais.
Também serão oferecidas palestras e oficinas, que vão discutir a importância do consumo sustentável e a integração da agricultura familiar na cadeia produtiva do turismo.
O evento tem realização da Prefeitura de Prado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (Aprhope), e a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa). Tem correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bahia Pesca e Bahia Turismo.
Segundo Alex Brito, gerente regional do Sebrae Bahia, o festival desempenha um papel estratégico no desenvolvimento local: “Através da valorização da agricultura familiar e do fomento ao turismo gastronômico, estamos criando uma rede que beneficia não só os produtores, mas todo o trade turístico. O uso de produtos locais fortalece nossa identidade e oferece uma experiência genuína aos visitantes, conectando-os às nossas raízes", afirma Alex.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!