Fazer dieta não é fácil, ainda mais quando você precisa comer um determinado ingrediente com muita frequência. O ovo, por exemplo, é um desses itens comuns de serem indicados por conta da quantidade de benefícios à saúde que ele faz. Mas, como inovar? Como continuar comendo o prato sem enjoar?
Pensando nisso, o iBahia selecionou 7 dicas de como comer ovos de forma saborosa e saudável. Abaixo, você vai encontrar diferentes preparos dessa proteína tão versátil e dicas que deixarão seu dia ainda mais prático. Confira:
Leia também:
- Ovos de nuvem: eles são feitos com claras de ovo extras, podem ser temperados a gosto. Para dar o formato, maciez e aspecto de nuvem à clara, ela deve ser batida separadamente. Um bom acompanhamento são torradas e pães. Na receita indicaa pela Nestlé, você só vai precisar de 3 ovos, sal e 3 colheres de sopa de requeijão. Modo de preparo: em uma batedeira, bata as claras em neve junto com o sal. Depois, em uma assadeira, coberta com papel manteiga untado com óleo, distribua as claras em neve em 6 “montinhos” e com o auxílio de uma colher, faça uma cavidade rasa no centro. Distribua o Requeijão nas cavidades e por cima, distribua as gemas. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que a gemas estejam cozidas e as claras douradas. Sirva a seguir.
- Ovos Muffins: é feito com a mistura de ovos e vegetais frescos, como tomate, cebola, cenoura, entre outros, além de especiarias. Depois disso, a mistura é colocada em formas e levadas para assar.
- Akuri (akoori): é um prato típico da Índia, regado a cebola frita, alho, coentro, pimentas e gengibre. Esta é uma ótima opção para o café da manhã e se parece com ovos mexidos bem temperados, uma receita tradicional do seu país de origem. Na prática, é só misturar todos os ingredientes na panela e seguir o cozimento como ovos mexidos.
- Ovos escoceses: essa receita consiste em envolver o ovo cozido por uma carne moída temperada e levar à fritura, depois de deixá-los 30 minutos no congelador para adquirir firmeza. Aqui no Brasil pode ser conhecida por "bolovo". Primeiro, cozinhe os ovos por cerca de 8 minutos em água fervente. Na sequência, misture a carne moída com alho, cebola, mostarda. Descasque os ovos cozidos e passe cada um na farinha. Divida a mistura da carne em 4 partes iguais e faça 4 bolinhas.No centro, coloque o ovo cozido e enfarinhado e envolva-o com a carne, formando uma bola. Em seguida, passe no ovo batido e por último na farinha de rosca. Frite-os em média por 5 minutos.
- Ovos escalfados ou ovo poché: é uma outra forma de comer ovos cozidos. Dessa vez, são colocados quebrados em uma panela de água quente, e pode ser temperado e acompanhado a gosto. Na receita indicada pela Nestlé, você vai precisar de um ovo, 1 xícara (chá) de vinagre, 1 pitada de sal, e 1 pitada de pimenta-do-reino. Modo de preparo: Em um recipiente, quebre o ovo e reserve. Em uma panela, coloque 1 litro de água e o vinagre e deixe ferver. Abaixe o fogo, mexa a água até formar um "redemoinho" e coloque o ovo no meio. Deixe cozinhar por 3 minutos, retire e resfrie em água fria para uma gema bem mole. Tempere com o sal e a pimenta e sirva a seguir.
- Shakshuka ou Xacxuca: do Oriente Médio, o prato de nome difícil é feito com ovos cozidos em um molho de tomate picante. Além disso, pode ser temperado a gosto e acompanhado de pães ou até mesmo arroz. Para o preparo deste prato, indicado pelo Panelinha, você vai precisar: 4 ovos, 1 lata de tomate pelado em cubos (400 g), ½ pimentão vermelho, ½ cebola, 1 dente de alho, 1 colher (sopa) de azeite, ½ colher (chá) de orégano seco, 1 pitada de pimenta calabresa seca e sal a gosto. Modo de preparo: primeiro, descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos - reserve a outra metade para uma próxima receita. Leve ao fogo médio uma frigideira grande (nós utilizamos uma de 26 cm de diâmetro). Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa - cuidado para não exagerar, vá aos poucos! - e mexa por mais 1 minuto. Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), tempere com o orégano, sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar. Com uma espátula, abra quatro cavidades no molho - é nesse espaço que os ovos irão cozinhar. Quebre os ovos numa tigela, um de cada vez, e transfira com cuidado à frigideira. Tempere cada ovo com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Passados os 5 minutos tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, leve a frigideira ao forno preaquecido a 180 ºC para finalizar o cozimento). Sirva a seguir com pão italiano.
- Frittata: de origem italiana, essa receita se parece com o conhecido omelete, mas leva mais recheios como legumes, carne, queijos, bacon, cogumelos, entre outros. A frittata costuma ser mais espessa que uma omelete, por exemplo, e leva bastante recheio. No site Panelinha, você encontra inúmeras indicações deste prato.
Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade