Ela era o alimento básico dos índios e sempre fez parte do cardápio brasileiro, mas nunca se falou tanto na tapioca quanto agora. Ela tem atraído a atenção de chefs e já se tornou uma grande atração em alguns restaurantes do país, em versões inovadoras e inusitadas.
Mas nem só de glamour vive a tapioca. Além de saborosa, ela é saudável e ajuda quem quer emagrecer: uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias. No café da manhã, ela é uma ótima substituta para o pão, que é proveniente de farinhas refinadas e pobre em nutrientes. Outra vantagem da tapioca sobre o pão é que ela não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. "O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações", explica a nutricionista Andrea Santa Rosa em entrevista ao GNT.
Versatilidade
Ninguém pode negar que tapioca combina com muita coisa. Os recheios vão de queijo a brigadeiro, passando por carnes, geleias e frutas. Para que ela não se torne inimiga da dieta, basta saber escolher. "Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar", diz a nutricionista.
Confira algumas receitas:
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
1 ovo
1 tomate picado e sem sementes
Orégano
Azeite
Sal
Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal. Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche.
Para fazer a massa da tapioca:
Ingredientes:
200g de goma de tapioca
½ colher de chá de orégano
Modo de preparo:
Em um recipiente, junte a goma e o orégano e misture. Preaqueça o tabuleiro em fogo baixo e passe a goma na peneira sobre o tabuleiro, cobrindo todo o tabuleiro. Deixe a goma dar liga e vire de lado. Quando os dois lados estiverem unidos, significa que a massa está pronta. Reserve.
Para fazer o recheio marguerita:
Ingredientes:
1 massa de tapioca
160g de mussarela ralada
8 pedaços de tomate (cortado em meia-lua)
½ colher (chá) de orégano
8 folhas de manjericão
1/3 xícara de molho de tomate
Modo de preparo:
Coloque a massa da tapioca no tabuleiro e espalhe a mussarela ralada sobre a massa. Acrescente o molho de tomate e espalhe, distribuindo, em seguida, os pedaços de tomate. Leve ao forno a 180ºC, por 5 minutos, ou até que o queijo esteja derretido. Retire do forno, coloque as folhas de manjericão e o orégano. Prontinho, a tapioca de marguerita está pronta para servir.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de farinha de amaranto
1 colher (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (sopa) de xarope de agave
1 banana picada
Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a farinha de amaranto e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire, acrescentando a banana, o tahine e o agave. Feche e sirva.
Ingredientes:
200g de goma de tapioca
1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem ou manteiga
3 colheres (sopa) de cottage
2 colheres (sopa) de queijo minas padrão ralado
1 colher (café) de flor de sal
Modo de preparo:
Em uma frigideira pequena, aqueça em fogo baixo o óleo de coco ou a manteiga. Peneire a tapioca sobre a frigideira e quando ela formar uma casquinha, vire por cerca de 2 minutos. Repita o processo mais 2 vezes, até que ela comece dourar e fique crocante. Retire do fogo e coloque o cottage e o minas padrão ralado por cima. Maçarique o minas padrão e finalize com a flor de sal. Bom apetite!
Receitas: GNT
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!