icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Conheça os tipos de batata mais comuns na mesa dos brasileiros

Batata-inglesa, batata-doce e mandioquinha estão presentes na alimentação de grande parte da população

foto autor

13/04/2014 às 11:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As batata faz parte da alimentação de grande parte dos brasileiros e existem diversas opções, que se adequam mais a cada tipo de receita e dieta. Conheça os tipos mais comuns e saiba mais sobre eles:
Batata-inglesa
É a mais utilizada e possui menos calorias do que as demais batatas. É uma boa fonte de dósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. No entanto, ela possui muitos carboidratos e um alto índice glicêmico.
Na hora de comprá-la, a dica é escolher sempre as mais lisas. As que estão com rachaduras ou furos na superfície devem ser evitadas. Para conservar, o ideal é deixar as batatas fora da geladeira, porque a baixa temperatura pode alterar o sabor do alimento.
A batata-inglesa geralmente é frita, mas essa é opção de preparo menos saudável. A maneira mais indicada de preparar a batata é cozinhá-la com casca, para evitar a perda de nutrientes.
Batata-doce
É uma boa substituta para a batata-inglesa porque é mais nutritiva. Além disso, ela tem ação antioxidante e antiinflamatória. A batata-doce pode ser cozida com casca e é uma boa opção para quem pratica atividades físicas, pois é fonte de energia para o trabalho muscular.
Apesar de ter a palavra "doce" no nome, ela possui baixo índice glicêmico.
Batata-baroa ou mandioquinha
Esse tipo de batata é bom para a digestão e, por isso, é recomendado para crianças, idosos e pessoas com algum tipo de doença. Assim como a batata-doce, a baroa tem raízes tuberosas, que têm alta capacidade de armazenar nutrientes.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia