icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Chichuá, Camu-Camu... Conheça dez sabores diferentes de licor

Bebida ganha diferentes gostos ao ser produzida com frutas encontradas, principalmente, na Amazônia

foto autor

13/05/2015 às 18:10 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O licor é uma bebida alcoólica famosa que é basicamente formada pela mistura do álcool com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cremes, dentre outras coisas que possam trazer um bom gosto ao líquido. Contudo, no Nordeste existe o hábito de se consumir a bebida com mais frequência no São João. É muito comum ver por aí pessoas comercializando licores de Jenipapo, Maracujá, Menta, Graviola, Amendoim, Jabuticaba, Chocolate, mas os sabores vão desde estes mais comuns, aos mais exóticos; confira abaixo uma lista com dez sabores pouco convencionais da bebida. Licor de açaí A fruta, bastante popular na Amazônia, é famosa por suas propriedades nutritivas e normalmente é consumida em forma de creme, suco ou picolé, mas não estranhe muito se vir por aí um licor de açaí, já que da sua polpa também são feitos mingau, doces, geleias e sorvetes. Licor de araçá-boi Você certamente está se perguntando o que é araçá-boi. Pois bem, a fruta, originária da Amazônia, cresce em um arbusto que pode atingir até cinco metros de altura. Contudo, distribui-se por toda a Amazônia Ocidental atualmente.
Araçá-boi
O araçá-boi possui casca fina, cor amarelada quando maduro e é aveludado, podendo pesar de 50 a 800 gramas. É rico em proteína, gorduras e carboidratos, mas há grande quantidade de vitamina C. Por ser muito ácido, seu consumo natural costuma ser limitado. Licor de CarambolaA fruta é até comum, mas é difícil ver por aí um licor dela, que possui (normalmente) cinco gomos e um sabor ácido adocicado. A carambola é rica em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, contém as vitaminas A, C e do complexo B e é originária da Índia. Licor de CubiuEssa fruta pode ser redonda, achatada ou alongada, de cor amarela ou marrom-vermelhado quando maduro e coberto de pelos. Rica em proteínas, fibras, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, caroteno, tiamina e niacina. Seu licor é bastante produzido na Amazônia.
Cubiu
Licor de MangaA famosa manga, fruta rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, bastante saborosa quando consumida ao natural, também já foi utilizada como sabor para licor. Hoje nativa em certas regiões do Brasil, ela é bastante utilizada ainda para refrescos e geleias. Licor de GuaranáSe o álcool já é forte, imagine unido ao Guaraná? O fruto é famoso na Amazônia por suas propriedades medicinais e estimulantes. É usado na fabricação de refrigerantes, xaropes, sucos e produtos energizantes, pois concentra grande quantidade de cafeína, teobromina e teofilina. Já provou? Licor de PitombaA Pitomba é outra daquelas frutas conhecidas, mas que dificilmente são vistas como sabores de licor. É o fruto da pitombeira, que cresce em cachos de 10 a 25 unidades. Seu sabor é ligeiramente ácido e agradável quando consumido ao natural. A Pitomba é uma fruta muito comercializada na região Norte. E é lá também que é bastante encontrado o licor dela.
Pitomba
Licor de ChichuáÉ uma mistura composta de camu-camu, jucá e do Chichuá, raiz que dá na terra firme e na várzea, podendo ser uma árvore ou um cipó. É usado como energético natural e afrodisíaco, já que também é vasodilatador. Licor de Camu-CamuÉ mais uma fruta originária da Amazônia. Trata-se de uma frutinha de coloração roxo-escuro quando madura, que possui uma casca fina e brilhosa. Sua polpa é ácida e sua coloração levemente rosada. É considerada uma das frutas com maior teor de vitamina C.
Camu-Camu
Licor de MuriciFruto amarelo de sabor forte, agridoce, ligeiramente oleoso, que também pode ser consumido ao natural, mas é bastante utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e licores. Traz um sabor exótico.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia