A lagosta é um crustáceo que pode ser preparado de diversas maneiras: grelhada, recheada, condimentada e com muitos acompanhamentos diferentes. A Lagosta à Thermidor é um prato clássico e não muito fácil de ser preparado, mas muito saboroso e conceituado. Pode ser servido tanto no almoço quanto no jantar e em situações mais formais.
Veja também: Dicas para comprar e armazenar lagostas O termo "à Thermidor" significa que o prato é umedecido. na confecção original da receita, as lagostas eram cozidas em uma caixa de vapor, conhecida como thermidor.
Ingredientes:3 lagostas (350g de carne) 2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1/2litro de leite 4 colheres (sopa) de vinho branco seco (50ml) 200 g de champignon aferventado ou em conserva 4 gemas 1 pitada de pimenta-do-reino branca 1/2 colher (sopa) de sal 200 g de queijo prato ralado 1 lata de creme de leite Modo de preparo:Cozinhe as lagostas em água fervente com sal por aproximadamente 15 minutos. Escorra-as, abra-as, retire toda a carne e corte em pedaços. Reserve. Aqueça a manteiga e doure a farinha. Junte aos poucos o leite e o vinho branco, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os champignons e deixe o molho tomar consistência. Desligue o fogo e adicione as gemas, a pimenta, o sal, metade do queijo e o creme de leite, misturando bem após cada adição. Unte um recipiente refratário e disponha camadas alternadas de lagosta e creme. Polvilhe o restante do queijo ralado sobre a última camada de creme e leve o prato ao forno médio alto (200°C) por aproximadamente 15 minutos para gratinar. Sirva a seguir. Dica: Querendo servir a lagosta na própria casca, corte-a depois de fervida, segurando-a com o dorso voltado para baixo, separando as duas metades no sentido do comprimento e batendo a lâmina da faca com o martelo.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade