Foi da observação do valor que o brasileiro dá ao espaço da cozinha — popularmente referido como o “coração da casa”, local de encontro das famílias — que a arquiteta boliviana Vivian Reimers se inspirou para juntar dois símbolos nacionais e encher o espaço gastronômico do lar de verde da Mata Atlântica. Expositora da CasaCor 2022, aberta a visitação até 26 de junho, Vivian apresenta um espaço que mescla o ambiente da cozinha com os jardins e a fauna nacional.
Ao EXTRA a profissional deu dicas para se inspirar em seu projeto para decorar ambientes menores e com recursos de fácil acesso: vasinhos com plantas, pequenos terrários e até papel de parede em uma área menor.
Leia também:
— A cozinha costuma ser um espaço mais quente, por conta de forno e fogão, portanto, algumas plantas mais sensíveis não são indicadas. Já outras, resistentes ao calor, podem ser adaptadas em pequenos terrários, como suculentas e espada-de-são-jorge. Já pensou nas prateleiras da sua cozinha com vasinhos organizados? Fica lindo!
Sobre o papel de parede, ela lembrou que existem hoje muitas tecnologias e materiais para serem usadas em ambientes molhados, como cozinha e banheiros:
— Muita gente acha que esses locais não podem ser revestidos com papel de parede. Ledo engano! Em uma cozinha mais branca, com tons neutros, realçar uma parede ou detalhes com papel de parede pode ser uma excelente opção para trazer vida ao ambiente.
O verde na cozinha não é apenas homenagem à Mata Atlântica, disse a arquiteta.
— Assim como o mar e a praia, a mata no Rio é um elemento muito forte. No cenário da mostra CasaCor deste ano, ao lado do Jardim Botânico e aos pés do Cristo Redentor, eu quis trazer para dentro de casa um pouco dessa riqueza da mata do Rio. O verde já é por si só uma cor que acalma.
Ela destacou o divisor de águas que o período mais grave da pandemia foi para esse cômodo da casa e a importância de integrá-lo ao conjunto do lar:
— Muitas pessoas tiveram que atravessar essa pandemia sozinhas em casa, longe do verde e do ar livre. A ideia de trazer a mata para o espaço de convívio também se deve a isso.
O conceito aberto da cozinha americana, expandindo-a para outros espaços da casa, diz a profissional, é, no entanto, uma tendência anterior à Covid-19.
— A demanda por incorporar a área da cozinha ao resto do espaço de convívio antecede a pandemia. As cozinhas abertas para a sala de estar são uma procura frequente justamente por esse traço de expandir o ambiente para o convívio do lar.
Leia mais sobre Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Agência O Globo
Agência O Globo
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!